terça-feira, 2 de janeiro de 2024

Moisés Está Morto — Vincent Cheung

'Moisés, meu servo, está morto. Agora, pois, você e todo este povo se preparem para atravessar o rio Jordão, e entrem na terra que estou para dar aos israelitas.'" (Josué 1:2)

Deus operou sinais e maravilhas poderosos por meio de Moisés e concedeu a ele experiências e revelações especiais. Por ele, Deus anunciou sua Lei e constituiu Israel como nação. Em meio a tudo isso, Moisés permaneceu humilde e reverente. Ele nunca abandonou Deus e voltou-se para ídolos. Ele foi, de fato, um grande homem.

Por maior que fosse, ainda era um homem. Era mortal e não poderia liderar o povo de Deus para sempre. E agora ele estava morto. Seu corpo foi perdido. Acredito que até levou sua vara com ele. Ainda assim, Deus não diz a Josué: 'Moisés está morto. Preparem-se, porque as coisas vão piorar a partir de agora.' Mas ele diz: 'Moisés está morto. Agora, você e esse povo avancem!'

Os teólogos cristãos frequentemente definem épocas inteiras por personalidades humanas. Quando Abraão morreu, isso e aquilo mudaram para sempre. Quando Moisés partiu, concluiu algo mais. Quando enterraram Davi e Salomão, levaram metade do reino de Deus com eles. Depois, os profetas morreram, e tal e tal desapareceu para sempre. As coisas foram um pouco melhores quando Jesus chegou, mas então Ele partiu, e quando os apóstolos pereceram, foi como se todos os poderes do céu se desligassem! Esse tipo de pensamento marca a diferença entre vencedores espirituais e perdedores, entre aqueles que podiam liderar e aqueles que mal conseguiam ver o caminho a seguir.

Deus não foi abalado pela morte de Moisés. E em Josué, ele encontrou - não, ele fez - um líder em sintonia com a mente de Deus. Enquanto os mais fracos de Deus estavam lamentando e reclamando, Josué disse: 'Somente não se rebelem contra o Senhor. E não tenham medo do povo da terra, porque nós os devoraremos. Sua proteção acabou, mas o Senhor está conosco. Não tenham medo deles' (Números 14:9). Agora, Josué precisa conhecer a Deus por si mesmo e seguir a Deus por si mesmo. Isso sempre foi verdade, mas agora ficou mais óbvio do que antes. E ele está pronto para isso.

Moisés teve um papel único. Deus revelou a Lei por meio dele. No entanto, a Lei não era realmente a palavra de Moisés, mas a palavra de Deus, e Deus não está morto. Então, Deus falou suas palavras por meio de Moisés, e mesmo que Moisés se tenha ido, as palavras de Deus permanecem, e o Deus que as proferiu permanece. Moisés dividiu o Mar Vermelho? Josué dividirá o Jordão em plena cheia (Josué 3:14). Moisés realizou sinais e maravilhas? Josué derrotará dezenas de milhares, subjugando nações inteiras, derrubando as muralhas de Jericó e ordenando aos planetas que se detenham por ele (Josué 10:12-13)!

A mensagem de Jesus Cristo é aquela que vai de fé em fé e de glória em glória, e não de fé para incredulidade e tradição, de glória para escuridão e derrota, ou de milagres para o cessar do poder. Os profetas estão mortos, mas Deus está assentado em seu trono. Os apóstolos estão mortos, mas Jesus Cristo está vivo para sempre. Os Pais da Igreja estão mortos, mas o Espírito Santo está ativo e nos reveste de poder. Os Reformadores estão mortos, mas eu não estou morto. Os fiéis servos de Deus do passado estão mortos, mas você ainda está aqui. Homens de incredulidade e tradição nos dizem que os poderosos dons de Deus cessaram. Mas Jesus Cristo nos chama para avançar e realizar obras ainda maiores pelo poder do Seu Espírito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário