segunda-feira, 1 de janeiro de 2024

Fé e Obras — Vincent Cheung

Para que serve, meus irmãos, se alguém afirma ter fé, mas não tem obras? Pode essa fé salvá-lo?

Imaginem que um irmão ou irmã esteja sem roupas e alimento diário. Se alguém disser a ele: "Vá em paz, aqueça-se e alimente-se", mas não lhe der o necessário para o corpo, de que adianta? Da mesma forma, a fé sem obras é morta. Mas alguém poderá dizer: "Você tem fé; eu tenho obras." Mostre-me a sua fé sem obras, e eu lhe mostrarei a minha fé pelas obras que pratico. Você crê que há um só Deus. Ótimo! Até mesmo os demônios creem nisso, e tremem.

Insensato! Quer prova maior de que a fé sem obras é inútil? Acaso não foi considerado justo o nosso antepassado Abraão por ter oferecido seu filho Isaque sobre o altar? Vocês veem que a fé dele estava agindo juntamente com as obras, e que a fé foi aperfeiçoada pelas obras. E cumpriu-se a Escritura que diz: "Abraão creu em Deus, e isso lhe foi creditado como justiça", e ele foi chamado amigo de Deus. Vocês veem que uma pessoa é justificada por obras, e não apenas pela fé.

Da mesma forma, não foi também Raabe, a prostituta, considerada justa por ter recebido os espias e os ter enviado por outro caminho? Assim como o corpo sem espírito é morto, também a fé sem obras é morta. (Tiago 2:14-26)

Este texto muitas vezes é visto como polêmico, mas na verdade ele contribui para o propósito do evangelho da fé. Ele avança a verdade sobre o que significa ser um seguidor de Jesus Cristo e impede a entrada de impostores que tentam infiltrar-se na igreja. Ao lidar com este texto, não há necessidade de dedicar a maior parte do esforço em defender a doutrina de Paulo sobre a justificação pela fé, já que Tiago está apresentando uma valiosa lição própria, que também encontramos em Paulo.

No versículo 22, Tiago escreve: "Não se limitem a apenas ouvir a palavra; façam o que ela diz". Um homem pode pensar e afirmar que deu a devida atenção à palavra de Deus, quando na verdade não o fez. E no versículo 26, Tiago diz: "Se alguém se considera religioso, mas não refreia a língua, engana-se a si mesmo. Sua religião não tem valor algum". Ou seja, um homem pode se considerar religioso ou espiritual, e pode fazer essa afirmação perante os outros, mas isso não significa que ele realmente seja religioso ou espiritual. Sua ação não o torna irreligioso ou não espiritual - não o transforma de uma pessoa espiritual em uma pessoa não espiritual - na verdade, ele já é não espiritual quando faz a afirmação, apenas que essa afirmação é exposta como falsa por sua ação.

Agora, no versículo 14, Tiago não diz: "Para que serve se alguém tem (verdadeira) fé, mas não tem obras?" Ao invés disso, ele diz: "Para que serve, meus irmãos, se alguém afirma ter fé, mas não tem obras?" (ESV), ou conforme a NIV lê: "Para que serve, meus irmãos, se alguém diz ter fé, mas não tem obras?" Se você pode pronunciar fisicamente as palavras, pode dizer o que quiser, mas pode não querer dizer o que diz, ou o que diz pode não ser verdade. Tudo isso significa que é possível mentir sobre ser um cristão. Isso não tem nada a ver com ganhar a salvação por meio das obras. Tiago define a questão no versículo 14, e isso não muda para algo diferente no versículo 19 - ele não está dizendo que os demônios têm verdadeira fé.

Depois, nos versículos 15-17, Tiago diz que se alguém estiver sem roupas e comida, se disserem: "Vá, em paz, aqueça-se e alimente-se", mas não fizerem nada pelas necessidades físicas dessa pessoa, para que serve isso? Isso continua o pensamento do versículo 14, de que uma pessoa pode afirmar ter fé, mas na verdade não tem, e que uma pessoa pode mentir sobre ser um cristão. Não é muito diferente do que Jesus ensina em Mateus 25:31-46, onde diz que os justos, cuidando das pessoas do Senhor, são considerados como se tivessem oferecido comida, bebida e roupas a ele, mostrado hospitalidade e o visitado na prisão. Em contraste, os ímpios negaram ajuda e misericórdia aos irmãos do Senhor. Ele diz que os ímpios irão para o castigo eterno, mas os justos para a vida eterna. Como ele diz em outro lugar: "Assim, toda árvore boa dá frutos bons, mas a árvore ruim dá frutos ruins" (Mateus 7:17), e também: "Por que vocês me chamam 'Senhor, Senhor' e não fazem o que eu digo?" (Lucas 6:46).

Da mesma forma, João Batista percebeu que as pessoas podem mentir sobre seu relacionamento com Deus. Ele disse: "Não comecem a dizer a vocês mesmos: 'Temos Abraão como pai.'" Em vez disso, ele ordenou às pessoas que "produzissem frutos dignos de arrependimento" (Lucas 3:8). Entre outras coisas, isso significa "O homem que tem duas túnicas deve compartilhar com aquele que não tem nenhuma, e aquele que tem alimentos deve fazer o mesmo" (v. 11). O fruto não é algo estranho ao arrependimento, mas é algo "em conformidade com" ele. Tudo o que Tiago está dizendo é que uma pessoa que tem verdadeira fé produzirá frutos "em conformidade com" a fé; caso contrário, embora ele afirme ter fé, na verdade não a tem. O ensinamento não contém nada estranho ou surpreendente em comparação com o restante do Novo Testamento.

O versículo 19 diz: "Você crê que existe um só Deus. Ótimo! Até mesmo os demônios creem nisso - e tremem." Isso é frequentemente usado para desvalorizar a ortodoxia ou a insistência na ortodoxia. Como dizem: "Não basta crer nas doutrinas corretas. Até o diabo sabe teologia!" Também é usado para argumentar que a fé é mais do que um assentimento intelectual à revelação. Esses são dois abusos generalizados; de fato, é difícil encontrar aqueles que leem o texto de outra forma. No entanto, essa interpretação é tão superficial e amadora, mas persistente, que deve ser considerada uma conspiração exegética. Neste contexto, se a fé é mais do que um assentimento, então esse algo mais não é a "confiança" ou "compromisso" que as pessoas alegam, mas o fator adicionado só pode ser obras. Isso por si só frustra o segundo abuso. A passagem não se encaixa no ponto que desejam fazer. Tiago tem algo muito mais profundo em mente, e suas próximas seções sobre Abraão e Raabe deveriam envergonhar completamente a interpretação padrão e mostrar que, por ela, os estudiosos se parecem com crianças não educadas e crentes inferiores, se é que são crentes.

Em Romanos 4, Paulo cita de Gênesis 15 e escreve: "O que então diremos que Abraão, nosso antepassado, descobriu sobre isso? Se, de fato, Abraão foi justificado por obras, ele teria algo para se gloriar - mas não perante Deus. O que diz a Escritura? 'Abraão creu em Deus, e isso lhe foi creditado como justiça.' Agora, quando alguém trabalha, o salário não lhe é creditado como um presente, mas como uma obrigação. No entanto, ao homem que não trabalha, mas confia em Deus, que justifica o ímpio, sua fé lhe é creditada como justiça. Davi diz a mesma coisa quando fala da felicidade do homem a quem Deus credita justiça, independentemente das obras" (v. 1-6). Portanto, a doutrina de Paulo é que um homem recebe a justiça pela fé - não por obras e à parte das obras.

Tiago também cita de Gênesis 15, mas ele acrescenta que isso foi "cumprido" pelo que Abraão fez em Gênesis 22, quando ofereceu seu filho Isaque no altar. Como Tiago aceita Gênesis 15 como está escrito, ele concorda quando diz que "lhe foi creditado como justiça." E se Deus já creditou a justiça a Abraão em Gênesis 15, então é impossível para Tiago pensar que ele não a alcançou até Gênesis 22. Ao contrário, quando Tiago se refere a Gênesis 22, ele diz que isso "cumpriu" Gênesis 15, ou como a NLT lê, "E assim aconteceu como as Escrituras dizem." Em outras palavras, Tiago considera Gênesis 22 como o resultado inevitável de Gênesis 15. Se tivermos em mente a justificação que se refere ao crédito de justiça pela fé e em contraste com as obras, então tanto Paulo quanto Tiago concordam que isso aconteceu em Gênesis 15, já que é isso que Gênesis 15 ensina até mesmo antes e à parte de Paulo e Tiago. Mas Tiago está se concentrando em Gênesis 22, e seu ponto diz respeito ao cumprimento, ou ao resultado inevitável, de Gênesis 15.

Paulo ensina a mesma coisa. Ele instiga a santificação como a consequência razoável e inevitável da justificação pela graça por meio da fé. Como ele escreve em Romanos 6, "Morremos para o pecado; como podemos viver nele mais?... Assim como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, também nós podemos viver uma nova vida.... Assim como vocês costumavam oferecer as partes do corpo em escravidão à impureza e à maldade cada vez maior, agora ofereçam-nas em escravidão à justiça, que leva à santidade," e em Romanos 12, "Portanto, eu os exorto, irmãos, pelas misericórdias de Deus, a se oferecerem como sacrifício vivo, santo e agradável a Deus; este é o culto racional de vocês." A misericórdia de Deus não leva à licenciosidade, mas a uma vida santa. A santidade é um resultado natural da fé.

Então, em Gálatas, ele escreve, "Digo, pois, vivam pelo Espírito, e de modo nenhum satisfarão os desejos da carne... Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio." Nesta mesma carta onde ele argumenta veementemente pela justificação pela fé, ele também enfatiza que a fé leva ao fruto do Espírito. Em Efésios, ele escreve que somos "salvos pela fé... não por obras", mas "para fazer boas obras, as quais Deus preparou de antemão para nós realizarmos." E então ele diz: "Exorto-os a viverem de maneira digna da vocação que receberam... Por isso, afirmo e insisto no Senhor que vocês não devem mais viver como os gentios, na futilidade do seu pensamento... Pois vocês eram antigamente trevas, mas agora são luz no Senhor. Vivam como filhos da luz (pois o fruto da luz consiste em toda bondade, justiça e verdade) e descubram o que agrada ao Senhor." Isso não é diferente do que Tiago ensina. No entanto, sabemos que Paulo afirma a justificação pela fé sem obras e à parte das obras.

Agora, Tiago utiliza três exemplos no trecho e escolhe aqueles que se encaixam em seu ponto, ou que são capazes de ilustrar o que ele deseja transmitir. Portanto, uma maneira de compreender melhor o que ele quer dizer é considerar o cenário hipotético nos versículos 15 e 16, o que Abraão fez em Gênesis 22 e o que Raabe fez em Josué 2. Podemos passar rapidamente pelos versículos 15 e 16, já que os examinamos quando notamos sua concordância com os ensinamentos de Jesus. Reconhecemos que as ações que Tiago tem em mente incluem obras de caridade, como alimentar e vestir aqueles necessitados. Isso não está em disputa e geralmente é o tipo de obra enfatizada por intérpretes e pregadores. Avançaremos na compreensão considerando Abraão e Raabe.

A ação de Abraão não foi um ato de caridade. Deus havia prometido que Abraão se tornaria pai de nações e que isso aconteceria por meio de seu filho Isaque. Mas algum tempo após seu nascimento, Deus ordenou a Abraão que oferecesse Isaque como holocausto. Isso significava não apenas que Isaque seria morto antes de poder se casar e ter descendentes, mas também que seria reduzido a cinzas. Mesmo assim, Abraão acreditou na promessa de Deus. A única maneira para Abraão obedecer ao comando de sacrificar Isaque e para Isaque viver e gerar filhos seria se Deus ressuscitasse Isaque dos mortos, mesmo das cinzas. Embora Deus fosse impedi-lo no último momento, Abraão não sabia disso antecipadamente e estava preparado para fazer o que Deus ordenou. Portanto, a Bíblia diz: "Abraão esperava que Deus pudesse ressuscitar os mortos, e de certa forma, Isaque lhe foi devolvido dos mortos" (Hebreus 11:19). Assim, Abraão levou ao altar do sacrifício essa teologia bem fundamentada da onipotência divina, da promessa da aliança e da ressurreição dos mortos. Sua doutrina foi integral à sua ação - esta é a própria explicação da Bíblia.

Quando falo sobre teologia, doutrina ou ortodoxia, é disso que estou falando. Se Tiago cita esse incidente em 2:21, como é possível que ele pretenda menosprezar a teologia em 2:19? Não podemos nem mesmo suavizar isso dizendo que o verso pretende evitar uma ênfase exagerada na ortodoxia. Que ênfase exagerada? A teologia de Abraão era extensa e era integral à sua ação. Qual parte poderia ser retirada? Qual parte poderia ser reduzida em ênfase? Qual parte ele poderia ter negado ou errado e ainda produzido a mesma ação? Sua fé e sua ação eram distinguíveis, mas em concordância. Então, se o verso 19 indica que há mais na fé do que assentimento, o fator adicional não pode ser "confiança" ou "compromisso", mas neste contexto, só pode ser obras. Mas se as obras se tornam uma parte essencial da fé, como então Tiago pode distinguir as duas? Ainda assim, ele faz essa distinção, julgando pela maneira como ele usa Gênesis 15 e Gênesis 22.

A ação de Raabe não foi um caso de caridade. Israel havia iniciado a campanha militar para conquistar a terra que Deus havia prometido. Josué enviou espiões a Jericó, e suas aventuras os levaram à casa de Raabe. O rei de Jericó foi informado disso e ordenou que Raabe os entregasse, mas ela os escondeu e os ajudou a escapar da cidade.

Ela disse aos espiões: "Eu sei que o SENHOR deu esta terra a vocês e que um grande temor de vocês se apoderou de nós, de modo que todos os que vivem neste país estão derretendo de medo por causa de vocês. Ouvimos como o SENHOR secou as águas do Mar Vermelho para vocês quando saíram do Egito, e o que fizeram a Siom e a Ogue, os dois reis dos amorreus a leste do Jordão, a quem destruíram completamente. Quando ouvimos isso, nossos corações derreteram e toda coragem desapareceu por causa de vocês, pois o SENHOR, o Deus de vocês, é Deus nos céus acima e na terra abaixo. Agora, por favor, jurem-me pelo SENHOR que mostrarão bondade à minha família, porque mostrei bondade a vocês. Dêem-me um sinal seguro de que pouparão a vida do meu pai e da minha mãe, dos meus irmãos e irmãs, e de todos que lhes pertencem, e que nos salvarão da morte."

Ela possuía uma teologia extensa. Acreditava que Deus operava sinais e maravilhas ao libertar o povo do Egito. Acreditava que Deus havia dado a terra a Israel. Assim, acreditava na promessa de Deus a Abraão, Isaque, Jacó, Moisés e Israel. Acreditava que, ao contrário do que se pensava sobre os deuses pagãos, o Deus de Israel não era local ou limitado, mas era "Deus nos céus acima e na terra abaixo". Portanto, acreditava que Deus estava disposto, capaz e teria sucesso - os israelitas de fato invadiriam Jericó e exterminariam seu povo.

Quanto à referência de Tiago a esse incidente em 2:25, como ele poderia pretender menosprezar a teologia em 2:19 ou alertar sobre sua ênfase excessiva? Qual ênfase excessiva? A teologia de Raabe era extensa e fundamental para sua ação. Qual parte poderia ser retirada? Qual parte poderia ter menos destaque? Qual parte ela poderia ter negado ou errado e ainda ter produzido a mesma ação? Sua fé e sua ação eram distinguíveis, mas estavam em acordo. E novamente, se o verso 19 indica que há mais na fé do que assentimento, o elemento adicional não pode ser "confiança" ou "compromisso" ou algo parecido, mas nesse contexto só podem ser obras. Mas como o próprio texto não permitiria uma confusão ou mistura de fé e obras, a conclusão é que o verso não introduz algum fator adicional. Coisas como confiança e compromisso, como elementos adicionais à crença, são introduzidas na discussão à força, já que o texto em si não sugere nada sobre eles.

Você diz, "A ortodoxia não é suficiente. Você pode acreditar em todas as coisas certas e ainda fazer as coisas erradas." É possível? Mesmo que isso seja verdade, Tiago não está fazendo esse ponto, já que ele apenas diz que você pode afirmar ter fé e não ter obras, porque qualquer um pode mentir. Você diz, "A ortodoxia não é tudo. Muitas pessoas que erram na doutrina vivem vidas maravilhosas." Vivem? Você está considerando apenas obras de caridade, e apenas aquelas comuns a descrentes? Com Deus, fazer boas obras envolve muito mais do que alimentar uma viúva aqui ou vestir um órfão ali. As ações de Abraão e Raabe não eram caridade, e ambas exigiam um conjunto definitivo e extenso de doutrinas para naturalmente produzirem as ações.

É essencial reconhecer que Tiago não se refere apenas a obras de caridade, e os tipos de ações que ele tem em mente são inseparáveis de uma doutrina sólida. Somente então podemos compreender o que ele ensina e aplicá-lo corretamente. Suponha que uma pessoa afirme ter fé, mas vote para ordenar um homossexual como ministro, essa "fé" pode salvá-lo? Ou, e se uma mulher afirmar acreditar no evangelho, mas cometer o assassinato de seu próprio filho através do aborto, essa "fé" pode salvá-la? E quanto àqueles que se autodenominam cristãos, mas incentivam a tolerância religiosa, diversidade, diálogo e respeito mútuo? Até mesmo não-cristãos às vezes afirmam tolerar a fé cristã - e tremem, ainda que seja em repulsa. E quanto aos teólogos que desejam ser conhecidos como estudiosos cristãos, mas negam a inspiração e inerrância bíblica, ou a ressurreição dos mortos, ou a realidade de um inferno eterno? Eles afirmam ter fé, mas não têm obras. São mentirosos. Não são realmente cristãos, e quando passarem desta vida, sofrerão o tormento do fogo do inferno. Esse é o significado do que Tiago ensina.

O que James quer dizer com "obras"? Ou, o que ele inclui além das simples obras de caridade? Pense nisso. O que Rahab realmente fez? Por amor a Jesus Cristo, ela traiu sua nação, sua raça, sua religião e sua cultura. Ela sabia que haveria genocídio, mas ajudou os espiões que planejavam matar seu próprio povo. Isso é o que ela fez. Aqueles que usam James para desvalorizar a ortodoxia e incentivar um pouco de caridade não têm ideia do que estão falando. Lidam com coisas sagradas que são grandiosas demais para eles. Não têm noção de quanto de teologia sólida e ortodoxia estrita são necessárias para impulsionar esse tipo de heroísmo espetacular. Condenam prontamente a teologia e a ortodoxia, ou aqueles que, em sua opinião, se importam muito com isso, mas provavelmente nem mesmo se virariam contra seu time de futebol por Jesus Cristo, quanto mais contra sua nação, raça, religião e cultura. A verdade é que, como Rahab, se alguém quiser ter esse poder de agir, vai precisar de uma convicção extrema em uma teologia séria.

Jesus Cristo nos ordenou a invadir todas as nações com a fé cristã, não pela força militar, mas pelo poder espiritual. Ele liderou seu povo para fora do cativeiro espiritual com sinais e maravilhas poderosos. Ele derrotou todos os poderes demoníacos e as forças que escravizam. Toda autoridade no céu e na terra pertence a ele, e um dia isso se manifestará para todos. Ele está vindo, e quando chegar, todos que se opuserem a ele serão lançados ao fogo do inferno. Esta é a teologia de Rahab para os cristãos. Qualquer um pode afirmar acreditar em Jesus Cristo, mas se ele se recusar a ajudar na aniquilação de identidades nacionais, raciais, sexuais, profissionais e denominacionais (multidões se autodenominam cristãos, mas amam mais essas coisas do que a Cristo), de crenças, estilos de vida, culturas e religiões que são contrários a Cristo, e se ele se recusar a condenar amigos e familiares incrédulos às chamas do inferno, essa "fé" pode salvá-lo? Ele não é Abraão. Ele não é Rahab. Sua fé é falsa. Talvez ele doe alguns dólares para uma sociedade de combate ao câncer, mas Deus não é enganado.

Rahab queria salvar sua família imediata, mas concordou explicitamente que eles seriam mortos a menos que permanecessem em sua casa sob a proteção do fio escarlate. Da mesma forma, queremos salvar aqueles que estão próximos de nós, mas se tivermos verdadeira fé, concordaremos prontamente que aqueles que se recusam a se submeter ao sangue de Jesus Cristo serão queimados e torturados no inferno para sempre. Como Jesus disse: "Quem ama seu pai ou sua mãe mais do que a mim não é digno de mim; quem ama seu filho ou sua filha mais do que a mim não é digno de mim; e quem não toma sua cruz e me segue não é digno de mim" (Mateus 10:37-38). Embora Jesus Cristo triunfe com ou sem nossa participação, se tivermos verdadeira fé, nos voltaremos contra todos os não cristãos e faremos nossa parte para avançar com a fé cristã e acelerar o declínio de suas culturas e religiões. Se não o fizermos, então seremos contados entre aqueles que Cristo esmagará sob seus pés quando seu reinado se manifestar plenamente.

Os verdadeiros cristãos reconhecem que a fé cristã dominará toda a criação, que seremos vindicados, e que os não cristãos sofrerão no inferno para sempre. Esta é nossa teologia, e é fundamental para nossa ação. Aqueles que menosprezam a teologia e a ortodoxia nunca podem esperar alcançar esse tipo de fé, e provavelmente não a querem. Mas se suas vidas não demonstram nem a teologia de Abraão nem a "traição" de Rahab, como ousam me dar lições sobre o que James significa, ou sobre teologia, ortodoxia, espiritualidade, ou se a fé é mero consentimento? Eles afirmam que há algo mais, mas não têm ideia do que é e eles mesmos não o possuem. Não é trivial matar seu próprio filho e queimá-lo até virar cinzas, ou ajudar espiões estrangeiros que pretendem exterminar sua raça, sua nação junto com o povo, religião e cultura. Ações como essas exigem convicção extrema e, como ilustrado por Abraão e Rahab, essa convicção, por sua vez, é baseada em uma teologia suficientemente profunda para sustentá-la e energizá-la. Quando a fé é um consentimento verdadeiro a uma doutrina completa, então fé e ação são uma só, e não há mais nada. Portanto, sacudamos uma interpretação superficial da religião, mas amadureçamos em Jesus Cristo e em uma fé inteligente e triunfante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário