quinta-feira, 4 de janeiro de 2024

Eu penso, Eu Posso — Vincent Cheung

Pois contigo eu posso correr contra uma tropa, e com o meu Deus posso saltar sobre um muro." (Salmo 18:29, ESV)

A doutrina não-cristã do pensamento positivo acredita que um forte otimismo, mesmo diante de circunstâncias contraditórias, resulta em maior felicidade e realização na vida. A confiança em si mesmo libera o potencial humano, dissolve bloqueios mentais para o sucesso e capacita alguém a perseguir seus sonhos e alcançar resultados desejáveis.

No entanto, esse otimismo é infundado e resulta de ilusão. O homem não-cristão é depravado em todos os aspectos. Ele está morto por dentro. Ele é um cadáver ambulante, e todas as suas faculdades são defeituosas. Seu otimismo o transforma em um ídolo e o cega ainda mais para o Deus que é o mestre de seu destino e para Cristo, que é o único salvador da alma.

Por outro lado, o cristão tem mais razão para pensar positivamente e ter um otimismo extremo do que qualquer não-cristão. O cristão foi regenerado, e o Espírito de Deus infunde vida e poder nele, curando-o e renovando-o de dentro para fora. Assim, é irônico que grande parte do ensinamento cristão, em oposição a Jesus Cristo, promova um pessimismo mortal que drena a vida do povo de Deus e apodrece seus ossos e suas almas.

No entanto, a confiança de um cristão não está nele mesmo, mas em Deus, que é ilimitado em sua capacidade e sabedoria. Como Paulo escreveu: "Tudo posso naquele que me fortalece" (Filipenses 4:13, ESV). Isso não significa que um homem de fé nunca enfrente dificuldades, pois nessa declaração Paulo se referiu à sua capacidade, por meio de Cristo, de permanecer contente em qualquer situação, mesmo quando teve que suportar fome e pobreza.

Embora essa fé no sofrimento tenha sido enfatizada de forma desproporcional, o povo de Deus em geral continua fraco e queixoso. Isso acontece porque a maioria dos pregadores e teólogos não consegue ensinar corretamente, então a fé no sofrimento é ensinada de uma forma que produz pessoas que sofrem sem ter muita fé. E talvez as pessoas permaneçam fracas e queixosas precisamente porque a fé no sofrimento foi enfatizada de forma desproporcional, e todo um domínio da fé permaneceu inexplorado.

A fé de um cristão não é apenas uma fé no sofrimento, mas também é uma fé de superação. Ela não apenas tolera as coisas, mas também as transforma. É uma fé que age. É uma fé que vence. Assim como Paulo escreveu que por meio de Cristo ele poderia sofrer fome e pobreza, Davi disse que por Deus ele poderia enfrentar um exército e saltar sobre um muro.

A tradição humana embala as pessoas em uma piedade de perdedores, para que, enquanto se afundam na autopiedade e na derrota, possam se parabenizar por serem tão espirituais. Então, elas não saberiam questionar seus líderes religiosos e os teólogos sobre por que os crentes não têm mais poder e vitória em suas vidas.

Mas Jesus nos apresenta todas as possibilidades da fé. Ele disse: "Pois em verdade vos digo que, se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: 'Passa daqui para acolá', e ele passará, e nada vos será impossível" (Mateus 17:20, ESV). Se você tiver fé, nada será impossível para você. Nada será impossível. Você até pode ordenar a um monte que se mova, e isso acontecerá.

Isso vai muito além do potencial humano. É um pensamento positivo em um nível completamente diferente, porque alcança o domínio dos milagres, o domínio de Deus e dos poderes da era vindoura. Jesus falou sobre isso repetidamente. Ele quer que saibamos que esse poder não pertence ao apostolado ou a um determinado século, mas pertence à fé. E pertence a você, se você crer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário