sexta-feira, 5 de janeiro de 2024

Depressão: P é para Perversão — Vincent Cheung

Compreendo a depressão. Não menosprezarei o sofrimento que uma doença física pode causar, mas de certa forma, isso é pior do que uma doença física. Com uma doença física, você se sente como se estivesse no inferno; com uma doença psicológica, você sente como se o inferno estivesse em você. Seja a doença em seu corpo ou em sua mente, a cura nos pertence por meio de Jesus Cristo.

Cuide da sua dieta espiritual. Evite ensinamentos que tendem a aumentar a depressão, frequentemente disfarçados como manifestos sobre centralidade em Deus, santidade, arrependimento, sofrimento "para a glória de Deus", e assim por diante. Evite ensinamentos que apenas confortem você em sua incredulidade e derrota. Eles não vão tirar você do abismo. Existem ensinamentos que se concentram no arrependimento de tal maneira e em uma proporção que ironicamente o tornam algo meritoso. Um foco indevido no arrependimento é destrutivo, pois é, na verdade, incredulidade em relação ao sangue de Cristo. Se você se arrependeu, é perdoado por meio de Cristo. Você pode aproximar-se do trono da graça sem medo e sem vergonha, não para implorar como alguém sem um pacto, mas para conversar e pedir como alguém que pertence ali – como um filho, como um príncipe.

Existem mestres que, repetidamente, batem em você com o quanto você é indigno. Eles dizem que são centrados em Deus, mas continuam falando sobre si mesmos. Eles são tão orgulhosos que não são como os pregadores superficiais da televisão, e continuam lembrando você disso. Eles zombam do evangelho bíblico de alegria, poder e bênção, e tornam a vida cristã o mais sombria e deprimente possível. Essas pessoas não estão pregando o evangelho. Elas não são melhores do que os "charlatães" que criticam - elas apenas executam um golpe diferente. Elas também são charlatãs, só que muito menos felizes, e desejam arrastar você para baixo com elas.

Diga a eles: "Olha, não sei que tipo de fetiche estranho você tem, mas não sou idiota. Você está tentando passar o pessimismo como profundidade, condenação como consagração. E então quer que eu acredite que você é um grande profeta da retidão, sofrendo para a glória de Deus. Tão preso à tradição, mas pensa que não porque pratica esportes ou algo assim. 'Oh, olhe como sou livre, estou tão envolvido com a sociedade não-cristã. Tenho um mandato cultural para beber muita cerveja, mas sou perseguido porque sou mal compreendido, e os pregadores da prosperidade estão atraindo todas as pessoas e pegando todo o dinheiro. É por isso que sou um fracasso.' Bem, choramingue! Vá vender esse lixo em outro lugar. Eu não estou comprando. Perverso."

Você já sabe que é indigno. Esta é uma doutrina elementar de Cristo, um ponto de entrada para esta vida. Agora é hora de reconhecer a excelência suprema de Cristo - creditada em sua conta pela graça. A Bíblia ensina que Jesus venceu o mundo por você (João 16:33), que Ele nos deixou Sua paz (João 14:27), que fomos assentados à direita de Deus com Cristo (Efésios 2:6; Colossenses 3:1), que somos co-herdeiros com Jesus Cristo (Romanos 8:17), que somos uma nova criação, e que todas as coisas se tornaram novas (2 Coríntios 5:17), que somos a justiça de Deus em Cristo Jesus (2 Coríntios 5:21), que maior é aquele que está em você do que aquele que está no mundo (1 João 4:4), que se permanecer em Cristo e a palavra Dele permanecer em você, você pode pedir o que quiser, e será feito para você (João 15:7), que se tiver fé, pode ordenar a uma montanha que se atire no mar, e ela obedecerá (Mateus 21:21), que se pedir algo em oração, se acreditar que recebe, receberá (Marcos 11:24), que é do agrado do Pai dar-lhe o reino (Lucas 12:32), que se pedir, receberá, e se procurar, encontrará (Mateus 7:7), que Deus está ao nosso favor e ninguém pode estar contra nós (Romanos 8:31), que Deus recompensa aqueles que O buscam com diligência (Hebreus 11:6), que podemos nos aproximar do trono da graça para obter ajuda em tempos de necessidade (Hebreus 4:16), que devemos lançar todas as nossas preocupações sobre Ele, porque Ele cuida de nós (1 Pedro 5:7), e assim por diante.

Volte sua atenção para doutrinas de fé e bênçãos. Seus pregadores "centrados em Deus" tentam esconder isso de você, porque estão tão "centrados" em Deus que se recusam a acreditar Nele, ouvi-Lo ou olhar para Suas muitas promessas de graça e poder. (Sim, é uma fraude.) Paulo orou para que seus leitores recebessem um espírito de sabedoria e revelação, e que os olhos de seus corações fossem iluminados, para que conhecessem todas as bênçãos que pertencem a eles por meio de Jesus Cristo. Alguns só pregam o que não temos e não o que temos em Cristo. Condenar saúde e riqueza, bem-estar e vitória, mesmo quando as promessas de Deus se tornam dano colateral, é um atalho para se fazerem parecer espirituais e justos. Isso é anti-evangelho. Eles são anti-Cristo. Quando você está sofrendo, não pode se dar ao luxo de jogar os jogos religiosos deles, ou você se tornará apenas mais um degrau no caminho deles para a auto-glorificação.

Em mim mesmo, tenho a pior autoestima do mundo, mas é por isso que posso ser ousado, porque desisti de mim mesmo há muito tempo, e agora ajo com base no valor e poder daquele que represento. Aqueles que pensam que sou arrogante nunca desistiram de si mesmos. A confiança deles pode vir em parte de Cristo - espero! - mas grande parte vem do seu próprio valor, e imaginam que alguém que fale como eu deve ser um megalomaníaco, porque eles próprios teriam que ser megalomaníacos se falassem da mesma maneira. Mas eu sei do meu próprio negócio. Eu era o mais estúpido, medroso, deprimido, sem talento, patético perdedor que já conheci, que mal havia conquistado algo e mal conseguia formar uma frase. E daí? Se eu ministrar por mim mesmo ou me pregar, não serei servo de Cristo. Ele me salvou. Agora trabalho para Ele. E Ele é dono do mundo todo. Então, quando estou fazendo os negócios do Rei, sou maior do que qualquer professor ou presidente, qualquer corporação ou denominação. Eu repreenderei o próprio Satanás.

Algumas pessoas falariam com ousadia se trabalhassem para uma empresa proeminente ou se representassem algum político poderoso, mas se alguém é ousado porque trabalha para Cristo, é um monstro. É tudo sagrado e aleluia quando estamos falando sobre o quão pobres e doentes estamos, mas se você ousar mencionar as promessas de Deus sobre cura e prosperidade, bênçãos e milagres, você é um herege. Você é um lobo em pele de cordeiro. Você prega um evangelho barato. Não ouse citar Jesus em Suas muitas promessas de fé e poder ou eles "historizarão redentoramente" o diabo fora de você. Eles podem aplicar RH a qualquer passagem bíblica até a exaustão, então se quiser manter seu Jesus, é melhor ficar calado. Você não pode se render a isso se deseja sair da depressão. Esse tipo de teologia é um fetiche religioso. A placa diz "Pastor", mas o P é de "Pervertido". Não é humildade. Você precisa se alimentar da Palavra de Deus sobre vitória, sobre o que Jesus realizou por você, sobre o que você tem e quem você é em Cristo. Você é a justiça de Deus em Cristo (2 Coríntios 5:21). Você é mais que vencedor Nele (Romanos 8:37). A Bíblia diz: "Assim como Ele é, também somos nós neste mundo" (1 João 4:17). Jesus disse: "No mundo vocês terão aflições, mas tenham coragem! Eu venci o mundo!" (João 16:33).

Pense em versículos como estes (Filipenses 4:8; Romanos 12:2). Reflita sobre eles repetidamente em sua mente, dia e noite (Salmo 1). Fale alinhado ao que Deus ensina. Ore com fé, não com falsa humildade. Fiz isso continuamente. Fiz tanto isso que quis vomitar. E então fiz mais. Não socializei, não assisti televisão, nem joguei videogames. Não usei "pois tudo o que Deus criou é bom" (1 Timóteo 4:4) como desculpa para me entregar ao entretenimento e beber baldes de cerveja e fumar charutos "para a glória de Deus". A Palavra de Deus era minha única companhia. Então chorei até adormecer todas as noites. No dia seguinte, era a mesma coisa de novo. Mas então parei de chorar. E então me tornei forte. E então fiquei feliz, inabalavelmente feliz. Desde então, nunca mais tive medo ou depressão. Tenho paz e alegria o tempo todo. Existem pregadores pervertidos que acham que há algo errado com isso, mas Jesus disse que me deu a alegria Dele, e não vou deixar algum católico de meio termo tirar isso de mim.

Agora posso entrar em um lugar e tirar um grupo inteiro de pessoas da depressão, medo, incredulidade e doença. Posso lutar contra essas coisas em todos eles ao mesmo tempo. Às vezes, tenho que lutar contra todas as pessoas enquanto tento ajudá-las, porque todas estão contra você - você sabe como as pessoas podem ser. Posso trazer a eles a cura que Cristo me trouxe: "Não quebrará o caniço rachado e não apagará o pavio que ainda fumega; com fidelidade trará justiça. Não desanimará nem se deixará abater até que estabeleça a justiça na terra. Nas suas instruções as ilhas porão a sua esperança." Eu prego o arrependimento, muito mais forte do que os católicos de meio termo poderiam fazer - tão forte que até mesmo eles me criticam por isso - mas então prego uma libertação real, uma libertação que produz efeitos reais nas pessoas. Deus não é apenas uma muleta psicológica.

Você também pode fazer isso. Precisa falar consigo mesmo, repreender-se, encorajar-se, com a Palavra de Deus. Ele disse: "Neste mundo vocês terão aflições", e alguns pervertidos só pregam até aqui. Mas Ele continuou: "Coragem! Eu venci o mundo!" Ele te deu a alegria Dele. Você pode ser feliz pelo poder de Cristo, quando está enfrentando problemas e quando não está. Isso é verdadeira piedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário