quarta-feira, 3 de janeiro de 2024

Cura para Trauma Psicológico — Vincent Cheung

Existem três elementos para a recuperação: doutrina, aconselhamento e poder.

A doutrina é essencial. Uma revisão contínua das verdades sobre a soberania de Deus, sua seleção incondicional e aceitação de seu povo, o trabalho de Cristo na redenção, sua morte pela qual ele adquiriu libertação de todo pecado, condenação e principados malignos, e assim por diante, contribuirá para a recuperação, mesmo que não sejam estudados deliberadamente para lidar com seus problemas psicológicos. A palavra de Deus pode confortar, curar e libertar você. Não leia os Puritanos sobre questões psicológicas, dúvida, melancolia e coisas do tipo. Suas obras provavelmente aumentariam seus problemas, pois poderiam analisar até mesmo uma alma vivaz até a morte com sua prosa tediosa, categorias especulativas e intermináveis divisões artificiais.

O aconselhamento na forma de conversas prolongadas com base na palavra de Deus pode ajudá-lo a abordar especificamente seus problemas. No entanto, todos os conselheiros não-cristãos são prejudiciais e perigosos, e a maioria dos conselheiros cristãos também são prejudiciais e perigosos, se não mais. Não confie na maioria dos conselheiros. Eles não sabem o que estão fazendo ou do que estão falando. Provavelmente oferecerão conselhos falsos e anticristãos. Existe uma abordagem bíblica para aconselhamento, mas é difícil encontrar alguém que use essa abordagem e a faça bem. Mas Deus não nos deixa à mercê dos homens. Se não houver homem para ajudá-lo, ou mesmo se houver, Deus mesmo pode se tornar seu conselheiro por meio de sua Escritura e seu Espírito.

O poder é o que finalmente o libertará. Não importa o quanto os homens insistam que o cessacionismo não é uma negação do poder de Deus, o fato é que eles rejeitam o poder de Deus conforme ele o ensina na Bíblia. Eles são seletivos sobre o que aceitam sobre isso. O resultado é uma cadeia e uma maldição. Você não encontrará verdadeira libertação e recuperação completa na maioria dos círculos Reformados e Evangélicos. Você não encontrará porque eles não têm e não permitirão que você tenha.

"Tenha fé em Deus" (Marcos 11:22). Abra-se para as possibilidades do poder de Deus agindo em você. Pense em termos de fé que move montanhas. Pense em termos de poder que pode realizar milagres. Em seguida, persista na oração. Peça a Deus para libertá-lo e mudá-lo por seu poder. Renove sua mente conhecendo o Jesus dos Evangelhos e dos Atos, e não o Jesus da incredulidade e da tradição. Esse Jesus, filtrado por doutrina falsa, deixou de exercer seu poder para ajudá-lo, ao contrário do Jesus na Bíblia.

Ofereço-lhe este conselho, mesmo que possa atrair críticas daqueles que deixaram de acreditar no poder de Deus conforme ele o ensina na Bíblia, porque tenho compaixão por você e desejo ajudá-lo. Existem "cristãos" que prefeririam vê-lo sofrer do que aceitar que o poder de Deus continua evidente e seus dons continuam a trabalhar através de seu povo. Eles querem que Deus cesse tudo o que perturba sua falsa teologia e tradição.

Como os fariseus, estão cheios de um espírito de assassinato em vez de um espírito de fé, amor e poder. Jesus ficou irritado com eles por causa da dureza de seus corações (Marcos 3:5). Portanto, primeiro seja libertado deles! Por que servir à incredulidade deles e por que se submeter à tradição deles, quando é você quem sofre? Em vez disso, olhe para Jesus Cristo, o Jesus da Bíblia que é sempre compassivo e sempre generoso com sua ajuda e seu poder.

Nenhum comentário:

Postar um comentário