sábado, 6 de janeiro de 2024

O Cristianismo Paganista: O Deus dos Montes — Vincent Cheung

O rei de Israel avançou e sobrepujou os cavalos e carros de guerra, causando pesadas perdas aos arameus. Depois, o profeta veio ao rei de Israel e disse: 'Fortaleça sua posição e veja o que deve ser feito, porque na próxima primavera o rei de Aram te atacará novamente.'

Enquanto isso, os oficiais do rei de Aram o aconselharam: 'Os deuses deles são deuses dos montes. É por isso que foram mais fortes que nós. Mas se lutarmos com eles nas planícies, certamente seremos mais fortes. Faça isso: Remova todos os reis de seus comandos e substitua-os por outros oficiais. Você também deve reunir um exército como o que você perdeu — cavalo por cavalo e carro por carro — para que possamos lutar contra Israel nas planícies. Então, certamente seremos mais fortes que eles.' Ele concordou com eles e agiu conforme o planejado.

Na próxima primavera, Ben-Hadade reuniu os arameus e marchou para Apheque para lutar contra Israel. Quando os israelitas também foram reunidos e receberam provisões, eles marcharam para encontrá-los. Os israelitas acamparam em frente a eles como dois pequenos rebanhos de cabras, enquanto os arameus cobriam a paisagem. O homem de Deus se aproximou e disse ao rei de Israel: 'Assim diz o Senhor: 'Porque os arameus pensam que o Senhor é um deus dos montes e não um deus dos vales, eu entregarei este vasto exército em suas mãos, e você saberá que eu sou o Senhor.''

Durante sete dias, eles acamparam um em frente ao outro, e no sétimo dia a batalha começou. Os israelitas infligiram cem mil baixas nos soldados arameus em um único dia. O restante deles fugiu para a cidade de Apheque, onde o muro desabou sobre vinte e sete mil deles. E Ben-Hadade fugiu para a cidade e se escondeu em um quarto interno. (1 Reis 20:21-30)

A tradição Reformada é uma tradição humana baseada na fé cristã. Assim como o Catolicismo, o Mormonismo e outros, a tradição Reformada usa a fé cristã como um modelo para criar seu próprio sistema. Em algumas coisas, está exatamente correta, mas em muitos aspectos, a religião resultante é diferente da fé cristã real, o Deus é diferente do Deus real, ou o Cristo é diferente do Cristo real, o evangelho é diferente do evangelho real. É algo que parece similar e soa suficientemente similar para enganar muitas pessoas, mas não é o mesmo. Distorce algumas doutrinas e descarta outras para fazer o sistema se adequar às fraquezas, preconceitos e impulsos malignos das pessoas. É por isso que a tradição Reformada abraça o cessacionismo entre outras heresias que ela endossa. Não pode aceitar as Escrituras como estão escritas. Recusa-se a crer no evangelho conforme é pregado. Condena Jesus Cristo como ele foi revelado.

Uma das mentiras mais flagrantes dos seguidores da teologia Reformada é que eles acreditam que Deus está presente em toda a vida. A verdade é que eles o consideram Deus em menos áreas do que muitos daqueles que não fazem tal afirmação, ou até mesmo aqueles que não consideraram a questão. Existem territórios que eles não permitem que Deus toque. Embora finjam permitir que Deus fale sobre essas áreas, eles distorcem suas palavras para acomodar o que desejam acreditar. Assim, constroem opiniões e políticas sobre questões importantes usando termos cristãos, mas essas opiniões e políticas frequentemente não são verdadeiramente cristãs, e então eles não acreditam que Deus se envolveria ativamente, obviamente e milagrosamente em qualquer área da vida. O Deus deles é um Deus de providência oculta.

Os seguidores da tradição Reformada acreditam que Deus está presente em toda a vida da maneira menos, embora afirmem acreditar nisso da maneira mais intensa, e perseguem aqueles que se comportam como se Deus estivesse presente em toda a vida. Se alguém ora a Deus por uma vaga de estacionamento, eles riem dele. Desprezam sua fé como algo trivial e egoísta. Podemos concordar que encontrar uma vaga de estacionamento é muito menos importante do que encontrar uma salvação eterna, mas é isso que faz dela uma excelente ilustração. Se Deus está presente em toda a vida, então por que não podemos ter fé nele por ambas as coisas, por todas as coisas? O que há de tão terrível nisso? Esses cristãos agem como se Deus estivesse presente em toda a vida, e isso é tão parte de sua fé que eles se comportariam assim sem se vangloriar disso. Quanto àqueles que só se vangloriam disso, sua fé é falsa."

Se Deus é tão grande para responder às minhas solicitações triviais, por que raios ele está contando os meus cabelos (Mateus 10:30)? Ele começou, então por que não posso seguir adiante com isso? Ah, o problema não está em Deus, nem em mim, nem nos fanáticos carismáticos, mas sim nos hipócritas religiosos que afirmam acreditar que Deus está presente em toda a vida, mas na realidade se opõem totalmente a isso. Eles dizem que ele é um Deus de perdão e santidade, de conversão e santificação, mas para eles ele não é um Deus de cura, prosperidade, proteção, revelação, milagres, felicidade, glória, sucesso, tanto nesta vida quanto na vida futura. Eles adoram uma divindade pagã. Pregam um evangelho pagão. Perseguem o Deus da Bíblia, que abençoa seu povo em todas as coisas. E perseguem aqueles que adoram esse Deus, aqueles que seguem a fé cristã.

O Deus deles pode falar com você sobre saúde, mas não vai fazer nada por você quando se trata de saúde, pelo menos não miraculosamente como a Bíblia promete. O Deus deles dá a você uma teologia sobre saúde e cuidados médicos, mas você terá que se ajudar quando se trata de realmente conseguir saúde e cura, assim como os pagãos. Eles até encorajam a busca pela saúde, desde que seja feita por meios naturais e não se afirme que pode ser obtida pela fé em Deus, porque isso significaria adotar um evangelho da saúde. Mas o Deus da Bíblia diz que a oração da fé curará o enfermo (Tiago 5:15), que Jesus tomou nossas enfermidades e carregou nossas doenças (Mateus 8:17). O Deus da Bíblia removerá milagrosamente a doença e restaurará a pessoa.

O Deus deles pode falar com você sobre riqueza, mas não vai fazer nada por você quando se trata de riqueza. Ao contrário do Deus da Bíblia, este não dá a você "poder para adquirir riquezas" (Deuteronômio 8:18). O Deus deles dá a você uma teologia sobre trabalho e economia, e até pode apoiar seu capitalismo, mas você terá que se ajudar quando se trata de realmente obter riqueza e prosperidade, assim como os pagãos. Eles até incentivam a acumulação de riquezas, desde que não se afirme que pode ser obtida pela fé em Deus, porque isso significaria adotar um evangelho da riqueza, um evangelho da prosperidade. Mas o Deus da Bíblia diz que se você buscar em primeiro lugar o reino de Deus, então "todas essas coisas" que estão sob o domínio de Mamom serão acrescentadas a você (Mateus 6:33). Ele não está falando de riqueza espiritual, mas promete todas as coisas que "os pagãos procuram" (v. 32). O Deus da Bíblia pode aumentar milagrosamente os recursos materiais e até gosta de fazer em abundância (Marcos 8:18-21). O Deus da Bíblia é um Deus de prosperidade, um Deus de mais do que o suficiente.

O Deus deles é um ídolo derivado de uma heresia anti-"saúde e riqueza", alimentado pela noção católica de que a dor é piedade. Estes são dois exemplos, mas há outros. Eles são preferidos porque os Reformados são tão contra o evangelho da saúde e riqueza, mas muitas vezes são mais obcecados por essas coisas do que as pessoas que criticam, apenas se recusam a obtê-las pela fé em Deus, mas as buscam por meio de esforços humanos e naturais. Aqui está mais um: Eles dizem que Deus está presente em toda a vida, mas quando querem mudar o mundo, buscam o Deus da Política. O Deus desse tipo de teologia não é o Deus da Bíblia. Este é um Deus limitado. Este é um Deus compartimentado. Este é um Deus filosófico que serve como um princípio heurístico para falar sobre tudo na vida, mas que não faz nada sobre qualquer coisa na vida. Este é um Deus dos montes, e não um Deus dos vales, ou de qualquer outro lugar. Este é o Deus dos Reformados, o Deus dos Evangélicos. Este é o Deus do paganismo. Este é o Deus do cessacionismo. O Deus da Bíblia é maior, mais forte e mais generoso com todas as coisas do que sua capacidade de acreditar, e por isso inventaram outro Deus — um Deus pequeno, mesquinho, um Deus "espiritual" e oculto, um ídolo na forma de um bezerro de ouro — e então declaram triunfalmente: 'Este é o Deus que te tirou do Egito!'

Os Reformados, Evangélicos e cessacionistas são pagãos 'cristãos'. Condenam um evangelho de saúde e riqueza. Dizem que um evangelho tão cru não é digno do Altíssimo. Mas depois eles se voltam e adoram o Deus da Medicina e o Deus das Finanças, para obter as mesmas bênçãos que denunciam no evangelho da saúde e riqueza. A diferença é que, em vez de buscar o Deus cristão para todas as coisas em toda a vida, eles buscam uma divindade separada para cada item que desejam, usando seus próprios talentos e esforços como ofertas. Assim, o evangelho anti-"saúde e riqueza" é, na verdade, uma religião não cristã. Esses fraudadores religiosos ainda querem todas as coisas que afirmam que Deus cessou de oferecer, e as buscam em outras fontes. O cessacionismo se torna politeísmo. O cessacionismo é o paganismo moderno.

Quando são expostos de forma tão clara, é claro que eles resistiriam. As heresias se escondem em ambiguidades. Suas doutrinas e implicações são evidentes, mas essas pessoas suprimem a verdade na injustiça. Amam seu sistema religioso, onde cada Deus permanece em seu próprio lugar, e eles podem ir a cada um para satisfazer um desejo diferente. Com eles, se precisar de perdão, busque o Deus dos cristãos, mas é heresia ter fé nele para saúde e cura, especialmente se esperar que ele o faça regularmente e miraculosamente. Embora tenha prometido isso, não se atreva a "reivindicar e declarar", porque de alguma forma, o respeito pela soberania divina significa que você deve deixar espaço para Deus quebrar sua palavra. Para cura, você terá que se deitar com os sacerdotes da evolução diante do altar da ciência, dieta, exercício, medicina e seguro. Com eles, se deseja santidade, venha ao Deus da Bíblia, mas é heresia confiar nele para riqueza e prosperidade, especialmente se quer mais do que precisa para sobreviver. Para isso, terá que adorar no templo da educação, trabalho, capitalismo e investimentos. E com eles, se busca os outros tipos de milagres que a Bíblia promete, como visões, sonhos, profecias, línguas e vários sinais e maravilhas (Atos 2:17, 1 Coríntios 14:26), então você deve ser uma pessoa horrível, porque todos sabem que quando os apóstolos morreram, o Espírito Santo morreu com eles, e essas coisas passaram para o domínio de Satanás. Claro, os Reformados não são os únicos que praticam esse tipo de idolatria e religião politeísta, mas são os mais hipócritas, porque se vangloriam mais alto de que o Deus dos cristãos está presente em toda a vida, quando o Deus dos Reformados não faz muito na maioria das áreas da vida, exceto por uma providência oculta.

Há apenas um Deus. Este é o Deus dos cristãos, a Trindade. O cessacionismo implica um renascimento do antigo paganismo e politeísmo. No entanto, as divindades pagãs ou não existiam, ou eram demônios. Eram localizadas ou especializadas, ou ambos. Seu conhecimento e influência se estendiam apenas sobre certas áreas geográficas ou um número limitado de tópicos e necessidades. Seja seu Deus Reformado, Presbiteriano, Batista, Metodista, Calvinista, Arminiano, ou algo mais, se for um Deus cessacionista, ele não existe. Não há tal Deus como um Deus cessacionista. As pessoas o inventaram para acomodar sua piedade falsa e para desculpar sua idolatria. Não há tal evangelho como um evangelho cessacionista. As pessoas o inventaram, reduzindo o verdadeiro evangelho a algo que podem cumprir sem fé genuína, e para desculpar seu politeísmo.

O Deus da Bíblia, o Deus dos cristãos, o único Deus, está vivo, ativo, óbvio, falando com pessoas e agindo nelas, muitas vezes de maneiras miraculosas. Este é o Deus que salva, que cura, que prospera, que abençoa e que julga. Este é o Deus que remove o sofrimento da vida do qual fomos redimidos, porque Jesus sofreu em nosso lugar. Jesus quebrou a maldição da lei, uma maldição que incluía doença e pobreza, e uma maldição tão forte que poderia destruir uma nação (Deuteronômio 28). Não vêem, imbecis? O evangelho pode salvar a saúde e a riqueza de uma nação inteira, se as pessoas tiverem fé em Deus. Jesus Cristo é a esperança de todas as nações, para toda a vida. Rejeitar isso, ou até mesmo reduzi-lo ligeiramente, é minar a obra de Cristo. É se tornar anti-Cristo. Mas vocês idiotas estão todos agitados por carros, casas e férias — por alguns dólares? Sério? — e vocês perseguem aqueles que, na verdade, estão mais próximos da verdade do que vocês. Se eles estão errados, então vocês deveriam fazer melhor, mas estão fazendo muito pior. Se têm mais conhecimento, então deveriam ter fé para muito mais, não menos. Ou alguns trocados extras vão devastar completamente seu relacionamento com Deus? Então vocês nem têm o que pensam ter com Deus em primeiro lugar. Por que um cristão decente não pode lidar com um par de milhões de dólares? Por quê? Vocês são realmente tão facilmente influenciados pelo dinheiro? E vocês se atrevem a dar palestras sobre isso? Querem corrigir os outros, e fingem ser defensores da fé e da verdadeira piedade, mas não têm nada. São falsos. São impostores.

Se houver erros naqueles que afirmam um evangelho de saúde e riqueza, ou um evangelho da prosperidade, os Reformados, Evangélicos e cessacionistas não são pessoas que podem dizer uma palavra sobre isso, porque não conseguem fazer isso sem se tornarem anti-Cristo. Eu posso, mas eles não podem. Sua tradição e preconceito, e sua falta de fé, os desqualificaram. Eles querem eliminar tudo o que os faz parecer ruins, e se precisarem se livrar de Deus, de Cristo e do evangelho para que isso aconteça, então que assim seja. Eu posso corrigir os erros sem atacar o próprio Cristo, e oferecer um relato purificado do que a Bíblia ensina e promete, mas como uma parte significativa do desagrado deles está, de fato, direcionada ao que a Bíblia afirma, eles não podem dizer uma palavra sem cometer blasfêmia. Seus pretensiosos idiotas religiosos, deixem as pessoas terem suas roupas e casas caras, e deixem-nas ter seus carros e jatos, como se Deus achasse essas coisas tão importantes, como se Deus não estivesse disposto a dar-lhes ainda mais (2 Samuel 12:8), mas vocês deveriam descobrir o que Cristo fez por nós e o que a fé pode fazer antes de criticar pessoas que sabem mais do que vocês, embora olhem para elas com desprezo, e acabem atacando o evangelho no processo.

Então, este é também o Deus para o qual suportamos sofrimento legítimo, não o sofrimento falso que qualquer um pode experimentar apenas deitando e não fazendo nada. O tipo de sofrimento que a Bíblia honra vem das dificuldades em cumprir a comissão de Cristo e da perseguição por causa de Cristo. Pode significar ser encarado ou falado, ou pode significar ser dividido ao meio ou incendiado. Para muitas pessoas, esse tipo de sofrimento vem mais frequentemente daqueles charlatões religiosos que se opõem ao evangelho de que Deus nos liberta e nos abençoa em toda a vida, que coisas boas nos vêm por meio de Cristo para todas as áreas da vida. Todos os professores do chamado evangelho de saúde e riqueza que eu ouvi acreditam nesse tipo de sofrimento, e muitos deles o experimentam mais do que os Reformados, Evangélicos e os cessacionistas que conheço, muitas vezes enquanto pregam em países menos desenvolvidos — às vezes em suas roupas caras e jatos, às vezes não — enquanto seus críticos pretensiosos escrevem monografias cáusticas sobre eles no conforto de seus escritórios universitários. É a mensagem de fé deles que os capacita a suportar tanto as tentativas de assassinato dos xamãs locais quanto as escritas assassinas dos intelectuais religiosos.

E este é o mesmo Deus que condenará pessoas ao lago de fogo por causa de sua incredulidade e idolatria. No inferno, aqueles que são tão contra um evangelho de bênção, de saúde e riqueza, e de milagres, não se incomodarão com nada disso. Finalmente, a vida será exatamente como sua religião declara que deveria ser.

Nenhum comentário:

Postar um comentário