quarta-feira, 3 de janeiro de 2024

Debandada da Libertação — Vincent Cheung

Eliseu disse: 'Ouça a palavra do SENHOR. Assim diz o SENHOR: Por volta desta hora amanhã, um ômer de farinha será vendido por um siclo, e dois ômeres de cevada por um siclo, à porta de Samaria.'

O oficial, no qual o rei se apoiava, disse ao homem de Deus: 'Mesmo que o SENHOR faça chover comida do céu, isso poderia acontecer?'

'Eis que o verás com os teus próprios olhos,' respondeu Eliseu, 'mas não comerás disso!' (2 Reis 7:1-2)

Samaria estava sitiada e ainda havia uma fome terrível. Isso durou tanto tempo que a comida – incluindo esterco de pombos – tornou-se escassa e cara. As pessoas estavam passando fome a ponto de chegarem a comer seus próprios filhos (2 Reis 6:24-29). Quando Eliseu anunciou que a libertação chegaria em um dia e que o preço dos alimentos cairia, um oficial expressou incredulidade na previsão. Então, Eliseu declarou que ele seria punido por isso: 'Verás, mas não comerás.'

Deus fica irritado quando as pessoas duvidam de Sua capacidade ou vontade de realizar milagres. Ele ficou irado com os israelitas no deserto, porque ouviram o evangelho, mas não o combinaram com a fé (Hebreus 4:2), e Ele disse: 'Assim jurei na minha ira: Não entrarão no meu descanso' (v. 3; Salmo 95:11). Deus os deixou morrer em sua incredulidade.

Se algumas pessoas não entram no descanso de Deus, não é porque Ele parou de realizar feitos poderosos, e não é porque Ele parou de manifestar Seu poder através do Seu povo, mas é porque eles cessaram de combinar a fé com o evangelho. É porque cessaram em sua fé, e Deus os deixará morrer em sua incredulidade. Podem lutar contra nós o quanto quiserem, assim como os israelitas resistiram à liderança de Moisés e contradisseram a fé de Josué e Calebe. Deus fará com que morram em sua incredulidade, mas aqueles que têm fé entrarão em Seu descanso.

Quando Gabriel anunciou as 'boas novas' (Lucas 1:19) de que João Batista nasceria, Zacarias duvidou dele, e o anjo disse: 'Agora ficarás mudo e não poderás falar até o dia em que estas coisas acontecerem, porque não acreditaste nas minhas palavras' (1:20). Sua fala foi restaurada quando ele se alinhou com o plano de Deus e nomeou a criança de acordo com a mensagem de Gabriel (Lucas 1:13, 63-64).

Pedro já estava experimentando um milagre quando duvidou e começou a afundar. Jesus o segurou e disse: 'Homem de pequena fé, por que duvidaste?' (Mateus 14:31, NVI). Pedro foi informado de que poderia caminhar sobre a água, então lhe foi exigida a fé para fazê-lo.

Até mesmo uma pequena hesitação irritava Jesus. Um homem veio buscar cura para seu filho e disse: 'Se podes fazer alguma coisa, tem compaixão de nós e ajuda-nos' (Marcos 9:22, NVI). Jesus devolveu a responsabilidade pelo milagre à fé e exclamou: 'Se podes! Tudo é possível àquele que crê' (Marcos 9:23, NVI). Essa abordagem à fé e aos milagres é exatamente o que muitos pregadores e teólogos convencionais condenam hoje, mas eles não têm a coragem diabólica de confrontar Jesus diretamente, então atacam aqueles que concordam com Ele e ensinam o mesmo.

Os discípulos aprenderam a lição, e por isso Tiago escreveu que, quando alguém ora, deve crer e não duvidar, e que alguém que duvida não deve pensar que receberá coisa alguma do Senhor (Tiago 1:6-7). Novamente, esta é exatamente a doutrina que numerosos líderes cristãos se opõem hoje, e aqueles que a explicam muitas vezes são acusados de falsos mestres e hereges. E Tiago disse: 'A oração feita com fé curará o doente' (5:15). Isso também é fortemente contestado, e aqueles que concordam com Tiago são ridicularizados, criticados, interrogados e perseguidos.

Às vezes, os cessacionistas reclamam que são mal interpretados. Eles afirmam que não rejeitam o poder de Deus, mas enquanto são cessacionistas, eles continuam a rejeitar o poder de Deus e a operação do Espírito conforme ensinados na Bíblia. Se a Bíblia ensina de um jeito, e eles ensinam de outro (fazendo ajustes para que a doutrina se torne algo que sua fé fraca possa aceitar), então rejeitam o poder de Deus e a Bíblia.

Cessacionistas, hipócritas! Se realmente creem na Bíblia, parem de inventar desculpas. Saíam e orem pelos doentes com fé, como Tiago lhes disse, para que sejam curados e ofereçam agradecimentos a Deus. Mas vocês oferecem todo tipo de razão para explicar por que não estão fazendo isso. E quando são finalmente envergonhados a seguir com o gesto, oferecem todo tipo de razão para explicar por que não funciona para vocês. Então, continuam discutindo e arranjando desculpas.

A verdade é que são fracos na fé, se têm alguma fé, mas têm muito orgulho para admitir, e parece mais fácil discutir e adiar, discutir e adiar, do que enfrentar sua própria incredulidade e tradição. Estão irritados conosco, porque estamos ligados a vocês, e estamos contando às pessoas sobre isso. Querem que as pessoas pensem que são eruditos e espirituais, mas não importa o que digam, sabemos que não são, e vamos contar isso ao mundo. Sabemos que isso os deixa muito irritados, provavelmente irritados o suficiente para conspirar com os descrentes para crucificar Jesus Cristo.

Por muito tempo, igrejas, seminários e denominações conspiraram contra o poder de Deus e propagaram hostilidade contra as manifestações do Seu Espírito. Eles sistematizaram suas doutrinas de incredulidade e as codificaram em seus credos, então tornou-se um teste de ortodoxia afirmar a incredulidade e a tradição. No entanto, Deus é soberano. Quando Ele decide liberar Seu poder, isso acontecerá mesmo quando Seus inimigos lutam contra isso. Se você duvida que algo acontecerá pelo poder miraculoso de Deus, ainda assim acontecerá, mas Ele o esfregará na sua cara quando acontecer, e o atropelará até a morte enquanto Seu povo corre para abraçar Sua libertação.

Deus não contenderia eternamente com a incredulidade desse oficial. Depois de um tempo, nenhum argumento era necessário. A refutação eram os pés dele no rosto. Assim como Ele nunca cessou de realizar milagres e nunca cessou de capacitar Seu povo com dons e poderes, Ele nunca cessou de repreender e punir a incredulidade. Pregar o evangelho também é condenar a incredulidade em nome de Jesus Cristo. A alegação de que o poder de Deus, conforme ensinado nas Escrituras e desfrutado pelos primeiros cristãos, cessou ou mudou não é um tópico que deveria ser limitado a discussões acadêmicas desapegadas e polidas. É uma doutrina demoníaca, um dos esquemas mais eficazes de Satanás, e devemos incitar o povo de Deus a desprezá-la e condená-la.

Cristãos, tomem o lado da fé e do poder. Se ouvirem aqueles que ensinam incredulidade e rebeldia, serão vocês que continuarão a sofrer com a falta do poder de Deus, que continuarão a passar necessidade do Seu Espírito, que terão que suportar fracassos e frustrações desnecessários. Portanto, atentem para as boas novas do poder de Deus e do Seu Espírito e corram para abraçar Sua libertação. Aquele guardião do portão, aquele defensor da fé, pode não acreditar, mas o que isso importa para você? Por que se importar com o que ele pensa? O que ele é para você, para que você compartilhe de sua incredulidade e suspeição? Por que você lhe deve respeito ou lealdade? Não deixem que sua sofística os detenha. Respondam com palavras, mas então respondam com seus pés enquanto pisam em seu rosto e corpo. Vão! Peguem os despojos da guerra que Jesus Cristo conquistou para vocês. Deus pode libertá-los em um dia. Orem, crendo, para que possam receber. E o Deus da paz em breve esmagará os críticos sob seus pés.

Nenhum comentário:

Postar um comentário