segunda-feira, 1 de janeiro de 2024

Pregação Clara e Honesta — Vincent Cheung

Mas nós rejeitamos práticas desonrosas e enganosas. Não utilizamos artimanhas nem adulteramos a palavra de Deus. Pelo contrário, ao proclamarmos abertamente a verdade, nos recomendamos à consciência de todos, diante de Deus. (2 Coríntios 4:2, ESV)

O motivo, a mensagem e o método da pregação nunca devem ser envoltos em mistério. Há quem iguale complexidade e ambiguidade com profundidade. Pregar é contar às pessoas tudo o que Deus revelou na fé cristã, ou seja, na Bíblia. E nada disso precisa ser confuso. Como Paulo lembra aos coríntios: "Não lhes escrevemos nada que vocês não possam ler ou entender" (1:13).

De fato, Pedro observa que algumas coisas nas cartas de Paulo são difíceis de entender, mas ele diz "algumas coisas", não a maioria das coisas ou todas as coisas, e ele diz "difíceis de entender", não impossíveis de entender. Ele escreve que as pessoas "ignorantes e instáveis" as distorcem para a própria destruição. Como os cristãos não precisam ser ignorantes e instáveis, e como os cristãos receberam o mesmo Espírito Santo que os apóstolos receberam, é possível para um crente, pelo menos em princípio, compreender tudo o que a Escritura ensina. E não há razão para que nossa pregação obscureça a simples verdade da revelação divina.

Portanto, a verdadeira pregação cristã deve ser honesta, clara e fácil de entender. Esta é a base para qualquer teoria legítima de homilética. E por essa concepção de pregação, todo crente deveria ser capaz de comunicar o evangelho aos seus vizinhos. Certamente, existem táticas que poderiam manipular a audiência ou explorar as personalidades e os contextos dos ouvintes para que se possa ganhar influência sobre eles. No entanto, uma vez que há qualquer elemento de engano, todo o exercício já não está trabalhando para o seu objetivo adequado.

Não queremos que as pessoas apenas se chamem de cristãs – de forma alguma é isso que buscamos; ao contrário, queremos que as pessoas sejam transformadas em seus corações, acreditem em algo novo e maravilhoso e se tornem cristãs, para se chamarem assim porque são tais. Desejamos apresentar ao Senhor Jesus discípulos genuínos e inteligentes, pessoas que compreendem a fé cristã e acreditam que ela é verdadeira, e que é o único caminho para a salvação e para viver.

Por esse mesmo motivo, rejeitamos a violência como meio de fazer discípulos ou silenciar nossos oponentes. Isso não é porque a violência é errada em si mesma. Há alguma confusão sobre isso que turva muitas discussões sobre religião e sociedade. De vez em quando, os cristãos são desafiados por seus oponentes em relação às aparentes atrocidades que os santos do Antigo Testamento cometeram contra outras nações. Por que os cristãos endossam esse comportamento no povo antigo e, se o fazem, por que dizem que é inaceitável para a propagação do evangelho?

Se os cristãos assumirem a suposição infundada de que a violência é errada em si mesma, então se deixam abertos a todos os tipos de críticas contra os santos do Antigo Testamento, contra a pena de morte, contra a autodefesa, contra o castigo corporal na criação dos filhos, e assim por diante. Mas todas as críticas contra a fé cristã são defeituosas, e esta não é uma exceção. Deus disse aos santos do Antigo Testamento para matar as pessoas para poderem tomar a terra prometida, e não para espalhar sua fé. Isso foi realizado por uma nação em guerra com outras nações, e não pela igreja como uma entidade espiritual ou por crentes individuais agindo por conta própria. Deus havia decidido expulsar os pagãos que adoravam ídolos – suas religiões falsas eram as verdadeiras atrocidades – e ele cumpriu sua promessa em relação à terra, concedendo vitória a Israel. Mais tarde, Deus expulsou os próprios judeus, e agora os cristãos são o povo de Deus, e não lutamos por uma terra porque nosso reino é espiritual.

A violência dos santos do Antigo Testamento é, nesse sentido, não relacionada à agenda cristã. Da mesma forma, quando executamos um criminoso, não é uma tentativa de converter sua alma por esse ato, como se desejássemos ameaçá-lo para que se converta. É uma questão separada da pregação do evangelho. Queremos que as pessoas acreditem em seus corações e não apenas aparentem. Assim, o uso da violência não é apenas contra o comando de Deus, mas também é impotente para obter o resultado que buscamos. O mesmo se aplica ao uso de truques e artimanhas, bajulações e apelos aos desejos pecaminosos dos homens. Ou você quer a coisa errada, ou não conseguirá o que quer por nenhum outro método senão a fala clara.

Apresentamos a mensagem do evangelho como uma questão de verdade e erro, de justiça e maldade. Assim, colocamos em mente dos homens que isso é sobre o certo e o errado. Apelamos às suas consciências e não aos seus bolsos, ou aos seus apetites e desejos sensuais. A propagação do evangelho não é uma questão de habilidades oratórias, de manobras políticas, de relevância cultural ou posição social. É uma expressão simples da verdade que entregamos diante de Deus e dos homens – sem ambição adulterada e sem filosofia humana. Este trabalho está aberto a todos os crentes. Qualquer cristão pode falar sobre o Senhor Jesus Cristo em linguagem clara e honesta e esperar que o Espírito Santo venha com grande poder e convicção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário