segunda-feira, 1 de janeiro de 2024

Não Pregamos a nós Mesmos — Vincent Cheung

"Pois não pregamos a nós mesmos, mas a Jesus Cristo como Senhor, e a nós mesmos como servos de vocês, por amor de Jesus." (2 Coríntios 4:5)

Há um sentido em que nunca devemos ser modestos em nossa pregação. Certamente, não devemos fazer grandes afirmações sobre nós mesmos, mas não devemos pregar a nós mesmos em primeiro lugar. Na proclamação do evangelho, avançamos Jesus Cristo como o digno de confiança e adoração. Declaramos Jesus Cristo como supremo. E se pregarmos sobre ele e não sobre nós mesmos, do que há de se ter modéstia? O louvamos sem restrições, sem medo de exagerar.

Há um lugar para a humildade, e está no fato de chamar a atenção para ele e não para nós mesmos. Essa humildade é invisível, porque sempre que está presente e é bem-sucedida, direciona o foco para o Senhor. Uma constante auto-humilhação que todos não podem deixar de notar sinaliza que a pessoa já falhou. A verdadeira humildade se traduz em uma agressividade em nossa pregação, porque se nossa pregação é fiel ao seu assunto, refletirá a qualidade daquilo que é pregado. Então, quando falamos sobre Jesus Cristo, precisamos ser temerariamente ousados e contundentes.

Mesmo que sejamos fracos em nós mesmos e, às vezes, encaremos a tarefa com medo e tremor, nele somos fortes, e em nosso discurso exemplificamos sua força e sua verdade. Assim, com um tom firme e voz constante, fazemos as maiores proclamações. Proclamamos Jesus Cristo com um espírito indomável, não alimentados pela confiança em nós mesmos, mas pela nossa confiança nele. Ele é digno de ser declarado como Senhor de Todos, e ele corresponde às reivindicações que fazemos sobre ele.

No ministério do evangelho, pregamos Jesus Cristo como Senhor, mas nos tornamos servos daqueles que nos ouvem. Existem algumas noções falsas sobre o que significa ser servos daqueles que recebem nosso ministério. Elas derivam de uma falha em distinguir entre ser servos dos homens e ser servos de Deus. "Servo" pode se referir a duas coisas muito diferentes. Jesus se tornou servo dos homens – ele disse que veio para servir e não para ser servido – mas nunca permitiu que os homens o controlassem. Ele serviu aos homens, mas não os obedeceu. Ele serviu aos homens no sentido de fazer o que era bom para eles, mas fez isso apenas sob a direção do Pai, muitas vezes até contra os desejos dos homens.

Um pai contrata um tutor para educar seu filho, assim, o tutor trabalha arduamente para o benefício da criança, mas a criança não tem autoridade para projetar o cronograma e o currículo das lições. Pelo contrário, a criança deve cooperar com o tutor ou enfrentar o desprazer do pai. Da mesma forma, quando pregamos o evangelho, nos tornamos servos daqueles que nos ouvem no sentido de trabalhar arduamente para o benefício deles, até mesmo a salvação de suas almas. Mas, embora sejamos seus servos, eles não são nossos mestres. Trabalhamos para o benefício deles sob a direção do Senhor. Ele é quem dita nossa mensagem, nosso método e nossos movimentos. Assim, a autoridade do pregador não é anulada, mas sim estabelecida por seu papel como servo dos homens sob o comando de Jesus Cristo.

Alguns têm aplicado erroneamente a ideia de servidão aos negócios, à parentalidade e ao liderança em geral, com consequências ridículas. A doutrina bíblica implica que devemos ser gentis e complacentes? Não. Isso significa que devemos ouvir a opinião das pessoas? Embora em muitos casos seja bom receber opiniões, isso não vem da ideia de ser servo dos homens. Servidão não significa algumas das coisas que as pessoas pensam que significa. Em todo caso, significa que devemos trabalhar arduamente para o benefício dos outros, e isso muitas vezes envolve um exercício de poderoso comando, mesmo contra os desejos e sugestões daqueles a quem servimos. Somos servos de todos os homens, mas apenas Jesus Cristo é nosso mestre. A falha em compreender essa simples distinção tem produzido uma série de resultados não bíblicos e muitas vezes grotescos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário