segunda-feira, 1 de janeiro de 2024

Andamos pela Fé, Não pela Vista — Vincent Cheung

"Por isso, não desanimamos. Embora exteriormente estejamos a desgastar-nos, interiormente estamos sendo renovados dia após dia. Pois os nossos sofrimentos leves e momentâneos estão produzindo para nós uma glória eterna que pesa mais do que todos eles. Assim, fixamos os olhos, não naquilo que se vê, mas no que não se vê, pois o que se vê é transitório, mas o que não se vê é eterno.

Porque sabemos que, se a nossa casa terrestre, o nosso corpo, for desfeita, temos da parte de Deus um edifício, uma casa eterna nos céus, não construída por mãos humanas. Enquanto estivermos neste corpo, gememos e nos lamentamos, desejando ser revestidos da nossa habitação celestial, porque, quando formos revestidos, não seremos encontrados nus. Pois, enquanto estivermos neste tabernáculo, gememos, angustiados, porque não queremos ser despidos, mas sim revestidos, para que o que é mortal seja absorvido pela vida. Aquele que nos preparou para isso é Deus, que nos deu o Espírito como garantia.

Por isso, estamos sempre confiantes, embora saibamos que, enquanto estivermos no corpo, estamos ausentes do Senhor. Pois vivemos pela fé, e não pelo que é visto. Estamos confiantes, digo, e preferimos estar ausentes do corpo e habitar com o Senhor. Assim, quer estejamos em casa no corpo, quer estejamos ausentes dele, temos como nosso alvo agradar-lhe. Pois todos nós devemos comparecer perante o tribunal de Cristo, para que cada um receba o que é devido pelo que fez enquanto estava no corpo, seja o bem, seja o mal." (2 Coríntios 4:16-5:10, NVI)

A Bíblia mantém uma distinção clara entre o corpo e a alma. A alma também é referida como o espírito ou o coração do homem. Essa distinção é apenas um aspecto da divisão ontológica entre matéria e espírito. O ensinamento percorre as Escrituras e é assumido ao longo delas. Paulo lista vários aspectos disso e distingue entre o eu externo e o interno (4:16), o visto e o não visto (4:18), o transitório e o eterno (4:18), a tenda terrena ou casa e o edifício celestial ou casa (5:1), o mortal e o imortal (5:4), e assim por diante.

O homem não é uma unidade essencial, mas uma dicotomia consistente de uma parte corpórea e outra incorpórea. Paulo compara o corpo a uma tenda (5:1) - um homem não é a tenda, mas vive em uma tenda. Depois, ele se refere ao corpo como algo que pode ser removido como uma peça de roupa (5:4). Um estado desencarnado é possível - ele diz que estamos "nus" entre o momento em que tiramos "esta tenda" e o momento em que vestimos "a nossa habitação celestial." Portanto, a identidade de um homem está associada à sua alma e não ao seu corpo. Sua parte corpórea ou física pode ser alterada e até removida sem afetar seu verdadeiro eu. Embora um homem opere em estreita relação com seu corpo, e no plano de Deus um estado desencarnado seja apenas temporário, o corpo é uma parte não essencial de sua identidade e existência.

Isso resulta em um esquema simples de priorização. O aspecto espiritual do homem é essencial para ele e recebe a preeminência. Paulo não desanima porque "embora exteriormente estejamos a desgastar-nos, interiormente estamos sendo renovados dia após dia." Isso não faria sentido se o corpo fosse essencial ou se o homem fosse uma unidade. Mas o apóstolo significa que o aspecto espiritual e importante do homem prospera, mesmo quando a parte física e menos importante dele sofre danos e deterioração. O corpo é inferior à alma. Então, o visto é inferior ao não visto (4:18), e o transitório é inferior ao eterno (4:18). O terreno é inferior ao celestial (5:1-4), e o mortal é inferior ao imortal (5:4).

Alguns teólogos fazem a estranha afirmação de que essa distinção entre o não espiritual e o espiritual, e entre o corpo e a alma, é um princípio da filosofia grega. Ao contrário, dizem, a Bíblia afirma uma visão "orgânica" do homem, na qual ele é uma unidade, para que o homem não seja um "fantasma em uma máquina". Isso é claramente falso, e se a distinção é uma doutrina grega, então os estudiosos deveriam se envergonhar por serem menos bíblicos que os pagãos. A Bíblia diz que o homem é como uma pessoa em uma tenda; na verdade, considerando o design e a construção do corpo, uma máquina é uma analogia apropriada. E se estamos desconfortáveis com a palavra "fantasma", trocá-la por "espírito em uma máquina" aperfeiçoa a expressão.

Os teólogos, ao defenderem seu ponto de vista, usam textos que se referem ao homem como uma unidade. No entanto, esses textos não desafiam a visão de dicotomia, já que na linguagem é comum usar uma parte para representar o todo, ou vice-versa. Por exemplo, ao dizer que "a mão de Pedro estava no pote de biscoitos", provavelmente se quer dizer que todo Pedro estava presente também. Seria ridículo dizer: "Lá vem o policial com seu uniforme, seu cinto, sua arma, seus sapatos, suas meias, seu chapéu e suas unhas". Não, simplesmente se diz: "Lá vem o policial". Embora eu provavelmente inclua sua arma ao mencionar isso, mantenho uma clara distinção entre o policial e sua arma. Ele pode puxá-la e atirar, perdê-la, ou guardá-la em um armário e ir embora, e ainda assim continuaria sendo a mesma pessoa. Independentemente da importância, a arma é não essencial para o homem ou para sua posição - ele ainda seria um homem e um policial sem sua arma.

Portanto, o fato de a Bíblia às vezes se referir ao homem como uma unidade contribui pouco para a discussão. Para esses teólogos estabelecerem seu argumento, devem demonstrar que a Bíblia nunca faz uma distinção entre o corpo e a alma, e que nos casos em que essa distinção é considerada, ela sempre nega a visão de dicotomia. Além disso, eles devem explicar todas as instâncias em que a Bíblia faz uma distinção explícita entre o corpo e a alma sempre que essa distinção é necessária. Em outras palavras, eles devem renunciar à fé cristã.

Há a preocupação de que o ensinamento bíblico se torne uma licença para negligência ou indulgência pecaminosa. Supostamente, a principal motivação por trás desses argumentos é encorajar uma vida santa e o envolvimento com o mundo. No entanto, não devemos alcançar isso inventando uma doutrina falsa para enganar os crentes. É a verdadeira doutrina que leva à santidade, ao ministério frutífero e à atenção adequada às coisas deste mundo. Não há necessidade de dissolver as distinções bíblicas entre o corpo e a alma, o não espiritual e o espiritual, e o terreno e o celestial.

Longe de permitir negligência ou distanciamento, as distinções bíblicas fornecem a base para um ministério fiel e destemido. Embora nossos corpos possam se desgastar devido ao trabalho árduo, perseguição e ambientes difíceis, nesta vida de trabalho do evangelho, nossos espíritos são renovados dia após dia. Mesmo que fiquemos mais fracos por fora, crescemos mais fortes por dentro. Paulo escreve: "Não olhamos para as coisas que se veem, mas para as que não se veem". Como olhamos para coisas que não se veem? Não com os olhos da carne, mas com os olhos da fé, os olhos da nossa inteligência.

Nós fazemos uma distinção entre o transitório e o eterno, mas isso significa que negligenciamos o primeiro pelo segundo? Não, significa que podemos suportar o sofrimento neste mundo transitório, porque "esta leve e passageira tribulação está preparando para nós uma eterna e gloriosa recompensa". O corpo é como uma tenda ou uma peça de roupa. Claro, não queremos estar nus ou sem corpo, mas até mesmo a morte não é tão ruim, já que "se a tenda, que é a nossa habitação terrena, for destruída, temos da parte de Deus um edifício, uma casa eterna nos céus", e "sabemos que, enquanto estivermos neste corpo, estamos ausentes do Senhor... e preferiríamos estar ausentes do corpo e presentes com o Senhor". É por isso que "sempre temos bom ânimo".

Somos capazes de nos envolver com este mundo de maneira fiel e persistente precisamente porque entendemos as distinções bíblicas entre o corpo e a alma, o não espiritual e o espiritual, e o transitório e o eterno. Novamente, há teólogos que querem destruir até mesmo uma mentalidade voltada para o céu para que os cristãos dirijam sua atenção para este mundo. Essa doutrina falsa é desnecessária. Produzir santidade e engajamento ao enfatizar nossa existência terrena e ao chamar nossa esperança futura de céu de maneira equivocada é, ironicamente, apelar para instintos pecaminosos e egocêntricos.

A maneira de pensar bíblica é preferível: "Portanto, quer estejamos em casa ou longe dela, nosso alvo é agradar a ele. Pois todos devemos comparecer perante o tribunal de Cristo, para que cada um receba conforme fez o bem ou o mal enquanto estava no corpo." Não precisamos tornar este mundo nossa casa para investir nele - o apóstolo apela para o nosso instinto cristão de agradar a Deus "estejamos em casa ou longe dela". Então, a doutrina do julgamento é uma base suficiente para promover a santidade e o engajamento no corpo, mesmo que a essência do homem seja a alma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário