terça-feira, 2 de janeiro de 2024

Eles Tinham Estado com Jesus — Vincent Cheung

Agora, quando viram a ousadia de Pedro e João e perceberam que eram homens simples e sem instrução, ficaram perplexos. E reconheceram que eles haviam estado com Jesus. (Atos 4:13, ESV)
O versículo é frequentemente utilizado para ensinar sobre a importância e os benefícios da oração. Havia algo diferente nos discípulos porque "eles haviam estado com Jesus", e através da oração, também podemos estar com Jesus. Embora não contestemos o valor da oração, tal aplicação da frase é muito superficial e figurativa.

Esses discípulos passaram tempo com Jesus não apenas em oração, mas em um programa abrangente de aprendizado. Eles o ouviram, oraram com ele, comeram com ele, viveram com ele e viajaram com ele. Realizaram vários tipos de tarefas sob sua supervisão, incluindo pregação, cura, organização de reuniões e celebrações, e distribuição de alimentos e dinheiro para as pessoas. Modelaram-se segundo sua doutrina, caráter e estilo de vida, e então foram capacitados por seu Espírito. Isso é altamente significativo porque explica por que a maioria dos líderes cristãos são nada mais do que covardes cativantes, não importa quanto tenham estudado e não importa quanto tenham orado. Eles nunca estiveram com Jesus - nunca receberam treinamento comparável que lhes transmitisse o espírito de Cristo.

Os líderes religiosos ficaram impressionados com a coragem e eloquência dos discípulos ao proclamarem a mensagem de Jesus Cristo. Esses discípulos eram simples, mas isso foi para melhor, pois o estabelecimento religioso tinha um sistema educacional que produzia assassinos. Eles tinham um entendimento superior das coisas de Deus do que todos os teólogos aprovados. Esses discípulos eram homens comuns, mas eram apenas comuns segundo os hipócritas religiosos, um padrão que eles inventaram e que foi confirmado por suas tradições e costumes. Mas eram os alunos de Jesus, e por causa disso, tinham coragem para falar a verdade e poder para realizar milagres. Isso os tornava verdadeiramente educados e incomuns. Nenhum dos líderes religiosos e hipócritas poderia se igualar a isso.

Recuse o treinamento que faria de você um serviçal do estabelecimento religioso ou um mero eco de tradições denominacionais e feito pelos homens, e que lhe transmitiria um espírito possuído por aqueles que mataram Jesus. Quando você esteve com Jesus, você se torna verdadeiramente educado e espiritual. Você se enche do Espírito dele, com fé, poder e sabedoria. Você se enche de coragem para falar o evangelho e de poder para realizar milagres. Aqueles que o interrogam não poderiam aprender essas coisas em suas escolas, e você os fará parecer tolos e inúteis. O ministério do evangelho quebra a ilusão deles e mostra que o aprendizado e a aprovação dos homens não valem nada. O que acontece? Sua mera existência expõe a vaidade deles e destrói o significado deles na vida. Eles ficarão zangados e dirão que você é um fanático, um herege, ou até um criminoso.

Não há necessidade de seguir Jesus na carne para receber os mesmos benefícios. Através da Escritura, podemos receber a mesma sabedoria que ele deu aos apóstolos, e através do Espírito Santo, podemos receber o mesmo poder que energizou suas vidas e ministérios. Então, podemos adotar o mesmo modelo de aprendizado que Jesus usou para treinar seus discípulos, aprender com aqueles que possuem o mesmo espírito de fé e poder, e transmitir isso aos outros.

Seu líder da igreja ou professor de seminário fala e age algo parecido com Jesus Cristo ou é apenas mais um fantoche denominacional? Não estou me referindo ao Jesus que ele apresenta a você - esse Jesus provavelmente é uma projeção idealizada deste homem. A tradição humana e a incredulidade diminuem o Senhor para que os homens possam se igualar. Não, estou me referindo ao Jesus que vemos na Bíblia. Leia novamente os Evangelhos lentamente e observe os tipos de coisas que Jesus realmente disse e fez. Seu professor é um reflexo desse Jesus? Você nota alguma semelhança? Ele poderia ser um aprendiz do Senhor? Você provavelmente descobrirá que ele não é. Você não deve segui-lo, porque ele o transformará em mais um fantoche religioso. Siga alguém que realmente esteve com Jesus, que é cheio de coragem e poder. Então, você se tornará educado na escola de Cristo e incomum pelo Espírito Santo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário