quarta-feira, 3 de janeiro de 2024

Fé para Ser Curado — Vincent Cheung

Em Listra, havia um homem com os pés paralisados, que era coxo desde o nascimento e nunca havia andado. Ele ouvia Paulo enquanto ele falava. Paulo olhou diretamente para ele, percebeu que tinha fé para ser curado e exclamou: "Levante-se e ponha-se de pé!" Nesse momento, o homem se levantou e começou a andar. (Atos 14:8-10)

Vários pregadores e teólogos insistem que seria errado afirmar que se alguém tem fé para ser curado, então será curado. Isso é como dizer que se tenho fé para mover uma montanha, essa montanha ainda pode não se mover. Em outras palavras, esses pregadores e teólogos insistem que Jesus nos mentiu, porque foi Ele quem disse que se alguém tiver fé, poderá ordenar que uma árvore seja arrancada e uma montanha seja jogada ao mar, e isso acontecerá.

Uma explicação melhor é que a pessoa tem fé em Deus para salvá-la, mas não tem fé em Deus para curá-la. Ela não tem fé para a cura, mesmo que tenha se iludido pensando que a tem. Como a fé é um dom soberano de Deus, e Jesus disse que a fé até poderia mover uma montanha, então para alguém ter fé para a cura necessariamente significa que ele receberá a cura.

Não há espaço para a objeção de que isso nega a soberania de Deus, porque primeiro reconhecemos que a fé é um dom soberano de Deus. Por outro lado, isso significa que aqueles que insistem que alguém pode ter grande fé para a cura e ainda não receber a cura tornaram a fé uma questão da vontade do homem e negaram a soberania de Deus. E o fato de não terem resolvido esse assunto dessa maneira, que requer apenas a inferência mais simples das Escrituras, significa que seu orgulho em sua própria inteligência e erudição é infundado.

Jesus associava a cura à fé das pessoas. Várias vezes, ele dizia àqueles que recebiam a cura: "A sua fé o curou" e "De acordo com a sua fé seja feito a você." Quando Ele não realizava muitos milagres, qual era a explicação? "E ele não fez muitos milagres ali por causa da incredulidade deles" (Mateus 13:58). E quando seus discípulos falhavam em realizar milagres, qual era a explicação? "Porque vocês têm tão pouca fé" (Mateus 17:20).

Chegamos também à razão real para essa relutância em associar fé e cura - é uma conspiração contra a doutrina bíblica para disfarçar e desculpar a incredulidade. Como nos dias de Jesus, estudiosos religiosos usariam seu treinamento para inventar explicações elaboradas por sua falta de fé na graça e no poder de Deus, e para justificar sua perseguição contra aqueles que tinham tal fé. Mas suas teorias e formulações complicadas são incapazes de resistir às afirmações claras das Escrituras. Eles são expostos e envergonhados por qualquer um que acredite no poder de Jesus Cristo e ouse proclamá-lo. O poder de Deus nunca cessou, mas é a fé no poder de Deus que cessou.

Talvez você tenha sido submetido a uma teologia de incredulidade por tanto tempo que se tornou um aleijado espiritual. Os pregadores e teólogos quebraram suas pernas e romperam sua coluna. Colocaram você numa cadeira de rodas e asseguraram que você tem uma grande fé. Você ficará bem desde que não saia da linha ou faça algo para incomodá-los. Mas, enquanto lê a Bíblia por si mesmo, não pode deixar de se perguntar se o poder realmente desapareceu. Uma expectativa começa a surgir dentro de você. Esta é a voz do Espírito de Deus, despertando sua fé para a verdade sobre Jesus Cristo. Mas então a opressiva escuridão dos pregadores e teólogos volta correndo, e assim você sufoca o Espírito e se submete às doutrinas e tradições dos homens. Agora, embora eles tenham mais diplomas do que você tem cuecas, a menos que essas pessoas o incentivem a ter mais e mais fé - não apenas uma fé que suporta, mas uma fé que realiza milagres, que move montanhas - suas cuecas são mais úteis, porque esses charlatães estão te enganando.

Esta é a sua vida. Esta é a sua fé. Não permita que ninguém o engane das bênçãos de Jesus Cristo e depois o use para mascarar sua própria incredulidade e rebelião. Eles terão que prestar contas a Deus, mas por que deixá-los te arrastar com eles? Por que você deveria sofrer porque eles não conseguem acreditar que Jesus ainda faz milagres hoje e que as manifestações do Espírito continuam com grande poder? Ouça as palavras de fé e poder diretamente de Jesus nos Evangelhos.

Mesmo que você não tenha fé para a cura ou para o que quer que os teólogos digam que você não pode ter, comece ajustando sua percepção de Jesus daquela que a incredulidade lhe apresenta de volta para aquela que a fé lhe apresenta, para o Jesus que a Bíblia lhe apresenta. Abra sua mente para as possibilidades da graça e poder de Deus. Deixe a fé ser revivida. Não permita que a incredulidade o derrube. Se você não consegue se levantar com suas pernas, então levante-se em seu espírito. Acredite! Tenha fé! E levante-se! Este homem nunca havia caminhado, mas quando teve fé em Jesus Cristo, ele caminhou. Quando você tem fé em Deus, Ele lhe dará poder para romper suas limitações e fazer o que nunca fez antes. E então toda a incredulidade e tradição dos homens se tornarão nada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário