domingo, 31 de dezembro de 2023

O Axioma de Gabriel — Vincent Cheung

O Axioma de Gabriel

Como acontecerá isso, já que sou virgem?" perguntou Maria ao anjo.

O anjo respondeu: "O Espírito Santo virá sobre você, e o poder do Altíssimo a cobrirá com a sua sombra. Assim, aquele que vai nascer será chamado Santo, Filho de Deus. Até Isabel, sua parenta, vai ter um filho na sua velhice, e aquela que diziam ser estéril já está no sexto mês. Pois nada é impossível para Deus".

"Sou serva do Senhor", respondeu Maria. "Que aconteça comigo conforme a sua palavra". E o anjo a deixou. (Lucas 1:34-38)

Aqui Deus envia o anjo Gabriel para dizer a Maria que ela ficará grávida e dará à luz uma criança. Esta não será uma criança comum. Como o Filho do Altíssimo, ele será divino. E como ele nascerá de uma mulher, também será humano. Ele será a encarnação da divindade. De acordo com a promessa de Deus, ele tomará posse permanente do trono de Davi. E ao contrário daqueles que o prefiguraram, este rei nunca morrerá, e seu reino nunca cairá.

Maria está perplexa. Ela não pergunta sobre esse Filho do Altíssimo, ou sobre o trono de Davi, ou sobre a permanência do reino. Mas ela diz: "Como acontecerá isso, já que sou virgem?" No passado, Deus permitiu que mulheres estéreis concebessem, e ele tornou Abraão e Sara férteis em sua velhice. No entanto, conceber sem um homem é algo que nunca foi feito. Não há precedentes, nem mesmo nos registros dos atos de Deus.

Gabriel começa com uma resposta relativamente concreta: "O Espírito Santo virá sobre você, e o poder do Altíssimo a cobrirá". Não é uma explicação detalhada ou mecânica, mas ele deixa claro que este será um ato de poder divino, com referência específica ao papel do Espírito Santo. Ele também fala para Maria sobre Isabel, que já estava grávida há seis meses naquela época, embora fosse estéril. Em seguida, o anjo apela para um princípio básico que cobre ambos os eventos: "Pois para Deus nada é impossível".

Isso nos mostra algo sobre o método e o conteúdo do seu pensamento. O plano de salvação agora se sobrepõe a uma questão de biologia, ou em um nível mais básico, uma questão de possibilidade. Para abordar isso, Gabriel primeiro menciona o que Deus está prestes a fazer e o que Deus já fez. Embora isso seja significativo, seu apelo final não é feito à história passada e futura dos atos de Deus, mas ao seu conhecimento da natureza de Deus, afirmado em uma proposição ampla e abstrata, e que é inteligível mesmo separada da história das ações divinas. Não depende da história da redenção; pelo contrário, a história da redenção é explicada por ela e dependente dela. Quanto ao conteúdo, é simplesmente isto: "Pois para Deus nada é impossível". Isso é excelente teologia.

Objecções contra a omnipotência divina cometem falácias categóricas, entre outras coisas. "Deus pode criar uma pedra tão grande ou pesada que ele não pode levantar?" é um desafio muito usado, mas vem em formas diferentes, e ilustra o fracasso de outras tentativas. Também é um dispositivo de ensino justo, pois oferece a oportunidade de seguir Gabriel em seu apelo a um axioma básico sobre a natureza divina. Ou seja, a Bíblia ensina que "Deus é espírito"; portanto, tamanho, peso e outras propriedades físicas não se aplicam a ele, e quando ele move uma pedra, ele não a "levanta". O desafio comete um erro categórico e reflete a ignorância comum dos não-cristãos.

Então, pergunta-se se Deus pode realizar uma contradição, como por exemplo, "Deus pode criar um círculo quadrado?" Isso é respondido observando a natureza de uma contradição, de modo que, como uma contradição é o que é, esta tentativa também comete uma falácia categórica. Uma contradição, certamente nada é. Isso muitas vezes é obscurecido pelo fato de que ainda podemos dizê-la. Para ilustrar que podemos proferir frases sem sentido, suponha que eu pergunte: "Deus pode andar com uma chave de catraca gato omelete porta super?" Nem eu sei o que isso significa. Não consigo conceber uma chave de catraca gato omelete porta super, nem sei se é algo para ser "andado". Posso declarar a pergunta, mas é sem sentido e, por ser sem sentido, não é uma questão que se aplique à capacidade de Deus. Da mesma forma, embora possamos dizer coisas sem sentido como "um círculo quadrado" ou "uma pedra que não é uma pedra", essas são nada. Não são coisas para serem criadas, nem quem fala sobre elas sabe o que significam. Mantemos que a omnipotência divina é um conceito e uma realidade coerente.

Quando o homem abandona os axiomas da revelação, ou as proposições básicas sobre a natureza, o poder e a sabedoria de Deus, sua mente cai das alturas do céu às profundezas do inferno. Agora, seu pensamento assemelha-se aos animais em vez dos anjos, e ele se esforça cada vez mais para se tornar estúpido. Ao enfrentar questões sobre a possibilidade, ele apela para suas sensações, observações, experimentações e coisas semelhantes. Isso impõe um limite falso, artificial e estreito ao que ele poderia considerar como possível - não porque a realidade seja tão estreita quanto o não-cristão pensa, mas porque sua mente é tão pequena e sua inteligência tão fraca. Sem axiomas verdadeiros e básicos para ancorar seu sistema, e sem métodos sólidos para guiar seu pensamento, toda a sua ciência e filosofia são falsas, e são produtos de conjecturas e especulações arbitrárias. Todos os seus argumentos são falaciosos, e seu aprendizado consiste em fantasias em vez de descobertas.

A verdadeira religião se preocupa primeiro, não com a dignidade e o progresso do homem, mas com a majestade e o poder de Deus. Isso é uma condenação contra todas as filosofias dos homens, e muitas escolas teológicas e tradições. Pode parecer óbvio que, quando pensamos em Deus, devemos supor que ele pode fazer todas as coisas, e que esse princípio básico deveria determinar nossa ideia do que é possível. Mas isso não é óbvio para todos. Em vez de começar com o poder de Deus, há aqueles que começam seu pensamento, mesmo quando se trata de teologia, com o que consideram as habilidades, descobertas e experiências dos homens. Digo "o que eles consideram", porque eles sempre estão equivocados até mesmo sobre as habilidades, descobertas e experiências dos homens.

Deus é o fundamento da teologia, e uma vez estabelecido isso, o restante das doutrinas é afirmado sem qualquer tensão ou contradição. São doutrinas como a inspiração, preservação e canonização das Escrituras, a criação do homem e do mundo, a ressurreição de Cristo e de seu povo, e a predestinação de indivíduos para o céu e o inferno. Como disse Paulo, "Por que qualquer um de vocês consideraria isso incrível, que Deus ressuscita os mortos?" (Atos 26:8). E Jeremias disse: "Ah, Soberano Senhor, tu fizeste os céus e a terra com o teu grande poder e com o teu braço estendido. Nada é difícil demais para ti" (Jeremias 32:17). O fundamento dessas afirmações é que nada é impossível para Deus.

O apelo final de Gabriel é para um princípio sobre a natureza eterna e o poder de Deus, e não para a história da redenção ou para o progresso da revelação. O ensino e sua aplicação não podem ser restritos por eras e épocas. Deus pode fazer qualquer coisa que deseje a qualquer momento que deseje fazê-lo. Se Ele nada fizer, não podemos obrigá-Lo a fazer algo. Se Ele fizer algo, não podemos impedi-Lo.

Que ninguém o perturbe, portanto, com doutrinas que impõem limitações fabricadas à soberania e à omnipotência de Deus. Podemos ter confiança nas doutrinas da fé cristã. Elas são imunes a refutações baseadas em axiomas não cristãos e conceitos de possibilidade. E como Deus é tanto transcendente quanto imanente, podemos ter confiança na capacidade de Deus de cuidar, proteger e cumprir suas muitas preciosas promessas em nossas vidas.

Fonte: https://www.vincentcheung.com/2010/09/26/the-axiom-of-gabriel/

Nenhum comentário:

Postar um comentário