segunda-feira, 1 de janeiro de 2024

O Sinal de Jonas — Vincent Cheung

Então alguns dos fariseus e mestres da lei disseram a ele: 'Mestre, queremos ver um sinal miraculoso feito por ti.'

Ele respondeu: 'Uma geração perversa e adúltera pede um sinal miraculoso! Mas nenhum sinal lhe será dado, exceto o sinal do profeta Jonas.' (Mateus 12:38-39)

A declaração de Jesus é frequentemente usada para criticar aqueles que acreditam que os dons e poderes milagrosos de Deus permanecem em ação nos dias de hoje. Rótulos geralmente são enganosos, pois tendem a generalizar e manter estereótipos. Mas, por conveniência, vamos chamar os dois grupos de cessacionistas e carismáticos, embora nem todos os cessacionistas e nem todos os carismáticos sejam iguais.

Os carismáticos são retratados como pessoas que buscam experiências espetaculares e sensações em vez de Deus e sua verdade. Assim, são comparados à geração perversa e adúltera que exigiu um sinal de Cristo. No entanto, aqueles que usam o texto dessa forma se condenam, pois essa aplicação estranha e inacreditável os expõe como aqueles que distorcem a Escritura para afirmar sua própria agenda teológica e mascarar sua própria descrença.

Sua interpretação não faz sentido mesmo quando observamos apenas o contexto imediato, e é ainda mais ridícula quando vista no contexto dos Evangelhos e de toda a Bíblia.

Primeiro, Jesus disse que nenhum sinal seria dado à sua geração (exceto o sinal de Jonas). Isso não poderia ser correto se ele estivesse se referindo aos sinais buscados pelos carismáticos, já que tanto ele quanto seus apóstolos caracterizaram seu ministério por meio deles (Mateus 11:4-5; Atos 2:22). Se curar os doentes, expulsar demônios, andar sobre a água e ressuscitar os mortos significam que "nenhum sinal" será dado, então os carismáticos aceitariam felizmente nenhum sinal.

Segundo, numerosos indivíduos pediram a Jesus os mesmos milagres que os carismáticos buscam, e ele os elogiou. Uma mulher que sofria hemorragia tocou suas roupas, e ele disse: 'Sua fé te curou' (Mateus 9:22). Homens cegos clamaram por ele, e ele disse: 'Conforme a vossa fé, seja-vos feito' (Mateus 9:29). Outra veio buscar libertação para sua filha, e ele disse: 'Mulher, grande é a tua fé! Seja-te feito como queres' (Mateus 15:28). Estes são três exemplos entre milhares, talvez dezenas de milhares. O que aconteceu com "nenhum sinal será dado"?

Terceiro, Jesus enviou seus discípulos, e eles realizaram os mesmos milagres que os carismáticos buscam. Isso não foi limitado aos doze, mas ele enviou muitos outros que voltaram e disseram: 'Senhor, até os demônios se submetem a nós em teu nome' (Lucas 10:17). E como registrado nos Atos dos Apóstolos, até mesmo crentes comuns que não tinham conexão óbvia com os apóstolos realizaram milagres.

Quarto, Paulo disse aos cristãos para 'desejarem ansiosamente dons espirituais' (1 Coríntios 14:1), referindo-se aos mesmos dons que os carismáticos buscam, incluindo curas, poderes, línguas e profecias.

Além disso, os cessacionistas frequentemente ignoram os motivos ligados à realização de milagres. Eles afirmam que Deus realizou milagres para confirmar sua palavra, e que os carismáticos continuam a buscar milagres porque estão atrás do sensacionalismo. No entanto, mesmo que Deus realize milagres apenas para confirmar sua palavra, não há motivo para pensar que ele faria isso apenas para confirmar uma nova revelação. Ele poderia confirmar sua palavra por milagres sempre que ela fosse pregada, mesmo séculos depois de ter sido revelada. Dito isso, na verdade não há base para supor que a única razão para ele realizar milagres seja para confirmar sua palavra.

Jesus disse em um lugar: 'Então não deveria esta mulher, uma filha de Abraão, a quem Satanás manteve presa por dezoito longos anos, ser liberta no dia de sábado do que a atava?' (Lucas 13:16). Ele não fez referência direta à confirmação de qualquer nova revelação. Ao contrário, ele apelou explicitamente para a bênção de Deus a Abraão, estabelecida séculos antes, como base para sua cura. A cura era um privilégio da aliança dela. Além disso, Jesus estava preocupado em aliviar o sofrimento. Os Evangelhos repetidamente afirmam que Jesus curou porque 'teve compaixão' das pessoas (Mateus 20:34, Marcos 5:19, Lucas 7:13, etc.). Da mesma forma, como os cristãos são filhos de Abraão pela fé (Gálatas 3:7), por que parece tão estranho pensar que a cura é um privilégio da aliança, e por que é tão inacreditável pensar que os carismáticos desejam aliviar o sofrimento das pessoas pelo poder de Deus? Ou será que a declaração de Jesus se aplicava apenas a algumas dezenas de sábados?

Com suas acusações, os cessacionistas parecem confessar que, se desejassem milagres como a Bíblia ordena, fariam isso apenas porque desejam o espetacular. Não lhes ocorre que os milagres de Deus podem ser úteis para confirmar sua palavra - sua antiga revelação - hoje. E não lhes ocorre que seu poder de cura pode aliviar o sofrimento das pessoas e encorajá-las em sua fé. Eles estão preocupados com uma confirmação antiga - bom! - mas e quanto à compaixão moderna?

Portanto, mesmo que os carismáticos pudessem ser refutados por algum outro argumento, nosso texto não pode ser usado para isso. Ele se refere a algo diferente. Jesus disse que sua geração receberia o sinal de Jonas. Com isso, ele se referiu a duas coisas.

Primeiro, Jonas foi engolido por um grande peixe e foi libertado de seu ventre após três dias. Isso prefigurava a morte, sepultamento e ressurreição de Cristo. Assim, ele quis dizer que sua morte e ressurreição seriam um sinal para sua geração (Mateus 12:40).

Segundo, Jonas pregou aos gentios e eles se arrependeram. Mas aqueles que supostamente eram o povo de Deus se recusaram a se arrepender diante da pregação de alguém maior do que Jonas, e assim os gentios se tornariam testemunhas contra eles (v. 41). Ele confirmou que tinha isso em mente quando acrescentou que a Rainha do Sul também testemunharia contra aquela geração, já que como uma gentia viajou uma grande distância para ouvir a sabedoria cristã de Salomão. No entanto, aqueles que supostamente eram o povo de Deus naquele tempo se recusaram a ouvir alguém maior do que Salomão.

Assim, a declaração de Jesus foi direcionada às pessoas que continuavam exigindo sinais como expressão de sua incredulidade e como desafio contra ele. Isso não pode ser aplicado aos carismáticos. Os carismáticos buscam milagres como expressão de sua fé e como um meio de enfrentar problemas concretos na vida. Os carismáticos não dizem que se recusam a acreditar em Jesus até testemunharem milagres suficientes; pelo contrário, eles pensam que podem realizar ou experimentar milagres porque acreditam em Jesus.

Qualquer um que aplique esse texto contra os carismáticos comete o pecado de calúnia. Isso é sério, mas aqueles que são dominados pelo espírito dos fariseus filtrariam um mosquito, mas engoliriam um camelo. Se este texto for aplicado aos carismáticos, então é muito mais facilmente aplicável aos cessacionistas, embora não de maneira direta e exata, mas por analogia. Eles frequentemente zombam dos carismáticos exigindo milagres: 'Se você tem o dom de cura, por que não vai ao hospital e cura todos lá?' Em vez disso, deveriam ter compaixão e ajudar os carismáticos a orarem por pessoas doentes.

Eles são como os soldados que zombaram e torturaram Cristo. Enquanto o feriam, exigiam: 'Profetize! Quem te bateu?' No entanto, embora haja diferentes correntes de pensamento, um número significativo de carismáticos insistiria que Deus é quem determina a distribuição e manifestação dos dons espirituais. Por exemplo, Deus reteve informações até mesmo de alguém com um forte dom profético como Eliseu (2 Reis 4:27). Não era ele quem exercia o dom sempre que queria. Como os carismáticos acreditam na soberania de Deus e os cessacionistas não? Em seguida, em um lugar a Bíblia diz de Jesus: 'E não fez ali muitos milagres, por causa da incredulidade deles' (Mateus 13:58, ESV). Isso significa que Deus nem sempre realizará milagres para atender ao desafio dos cessacionistas. Além disso, os carismáticos admitem que muitas vezes falham por causa de sua própria fé imperfeita (Mateus 17:20). Mas isso é melhor do que a incredulidade total.

Assim como os fariseus e judeus desprezavam os gentios, os cessacionistas frequentemente se consideram teólogos fiéis, crentes de elite e guardiões da fé, e consideram os carismáticos como pessoas sem educação, fanáticas e crianças pequenas que carecem de discernimento. Mas as doutrinas e poderes de Deus têm muito mais liberdade fora de suas igrejas, seminários e tradições. Aqueles que consideram sem educação, fanáticos e crianças pequenas, e o povo da África, Índia, China e muitos outros lugares que recebem o poder de Deus se levantarão e testemunharão contra a incredulidade desta geração de cessacionistas.

Os cessacionistas se orgulham de sua reverência pela Bíblia e de sua capacidade de lidar com ela corretamente, mas depois distorcem os trechos que discordam de suas tradições e que expõem sua incredulidade. Sobre o uso deste texto, eles deveriam se arrepender da calúnia, pedir desculpas aos carismáticos e fechar a boca, para não, em seu zelo assassino para defender a fé, se defenderem completamente da fé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário