sexta-feira, 5 de janeiro de 2024

Milagres de Julgamento — Vincent Cheung

~
Como não-cessacionista, você acredita que a igreja hoje pode entregar alguém a Satanás para destruição da carne a fim de salvar o espírito (1 Coríntios 5:5)? E quanto a infligir doenças e até "matar" pessoas (Atos 13:11; Atos 5:5, 9-11)? Parece que a maioria dos teólogos diz algo como: "Nenhuma tal poder como este permanece na Igreja de Deus; nenhum tal deve ser presumido; as pretensões a isso são tão ímpias quanto vãs. Foi o mesmo poder pelo qual Ananias e Safira foram mortos e Elimas, o feiticeiro, ficou cego. Somente os apóstolos foram confiados com ele" (Adam Clarke).

Sou cristão. Assim como não me chamo não-ateu ou não-satanista, não me chamo não-cessacionista. A fé é o padrão. O cessacionismo é a heresia. Como sou cristão, creio em Deus e, portanto, certamente acredito que milagres de julgamento podem acontecer independentemente de quem somos, ou quando e onde vivemos.

Me deparei com várias testemunhas sobre esse tipo de milagres, incluindo incidentes que aconteceram nos últimos cem anos. A Bíblia diz que Deus é longânimo, então os milagres de julgamento parecem relativamente raros quando comparados aos inúmeros testemunhos sobre milagres de cura, provisão material e financeira, e coisas do tipo, assim como também eram relativamente raros no ministério dos primeiros discípulos. De fato, há alguns testemunhos, mas eles são desnecessários, porque enquanto o Deus da Bíblia vive, todas as coisas são possíveis.

A maioria dos teólogos, e especialmente os cessacionistas, têm estado errados sobre os apóstolos e sobre as operações espirituais. Eles têm uma visão fundamentalmente anti-bíblica de como as coisas espirituais funcionam. Para ilustrar, no que diz respeito à cura, a Bíblia não ensina que os apóstolos, como tais, ou como homens, eram aqueles que realizavam a cura. Sim, podemos dizer de maneira geral, como "Tomás me salvou" ou "Este livro me tornou cristão", mas é realmente somente Deus que salva.

É isso que queremos dizer quando dizemos que os apóstolos curavam os doentes ou que podemos curar os doentes em nome de Jesus. A Bíblia não ensina que o "dom" da cura foi dado aos apóstolos para ser exercido de acordo com seus próprios desejos e propósitos. Pedro explicitamente negou que pudesse curar por qualquer poder ou piedade nele. Ele não mencionou nenhum dom, seja o dom da cura ou o ofício do apóstolo. Ele creditou tudo à fé no nome de Jesus (Atos 3:12, 16).

Se as pessoas não conseguem realizar milagres de cura hoje, adivinhe por quê? Elas não têm fé no nome de Jesus. No entanto, elas não querem ser expostas como crentes defeituosos, ou até mesmo falsos discípulos, e assim impõem uma explicação alternativa a todos e difamam aqueles que continuam a curar os doentes pela fé no nome de Jesus.

Em outro lugar, Pedro entrou em um quarto e disse à pessoa: "Jesus Cristo te cura" (Atos 9:34), e não "Sou um apóstolo que veio te curar". Embora Jesus esteja sentado à direita de Deus e nos tenha comissionado para ensinar as nações, ele ainda é quem trabalha, ainda é quem cura. Quando os teólogos pensam que os apóstolos eram aqueles que curavam, tornam-se anticristãos. Desqualificam-se para falar mais sobre o assunto. Cometeram o pecado da idolatria e da blasfêmia. Precisam calar a boca. A necessidade mais urgente é para eles escaparem da condenação.

Jesus era plenamente divino e plenamente humano, mas, ao funcionar no ofício do Messias, ele disse que operava milagres pelo Espírito de Deus (Mateus 12:28). Assim, ele trabalhava com a fé das pessoas, e era impedido pela incredulidade delas (Mateus 13:58, Marcos 6:5-6). Os teólogos frequentemente negam isso. Assim como os ateus não podem nos ensinar sobre Deus, esses teólogos não podem nos ensinar sobre operações e manifestações espirituais. Eles não acreditam nelas e não conseguem processar mentalmente essas coisas. Todas as suas teorias são desculpas para a incredulidade e o fracasso deles, tentativas de criar argumentos para convencer as pessoas de que são líderes espirituais legítimos, quando na verdade são fraudes espirituais.

Ele disse: "Em verdade vos digo que o Filho não pode fazer nada de si mesmo, senão somente aquilo que vir o Pai fazer; porque tudo o que este faz, o Filho também faz igualmente" (João 5:19), e "Não crês que eu estou no Pai, e que o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo não as digo por mim mesmo; mas o Pai, que permanece em mim, é quem faz as suas obras" (João 14:10). Ele era Deus, mas como o Messias, disse que não podia fazer nada por si mesmo, mas que o Pai era quem realizava a obra. Foi assim que os "dons" funcionaram com Jesus, mesmo sendo o Filho de Deus.

Portanto, a ideia de que os apóstolos foram especialmente incumbidos do poder de curar ou matar quem desejavam é anti-evangélica. Contradiz o que a Bíblia ensina sobre como essas coisas funcionavam. Essa ideia falsa se encaixa numa agenda de incredulidade. Os fraudadores religiosos desejam se eximir da fé ao tornar os apóstolos únicos, quando os apóstolos nunca foram únicos do jeito que essas pessoas afirmam, e nem mesmo Jesus operava da maneira que alegam.

O mesmo se aplica aos milagres de julgamento. Somente Deus é quem opera milagres, mesmo que Ele possa anunciá-los por meio de homens. Ninguém pode simplesmente sair por aí matando quem quiser pelo poder divino. Os apóstolos nunca puderam fazer isso, e ninguém pode fazer isso agora. Para ilustrar novamente, uma pessoa pode ter um "dom" de pregação ou evangelismo, mas não pode simplesmente fazer com que qualquer pessoa queira receber a salvação. Somente Deus é quem salva.

Jesus não curou todos, mesmo quando estavam diante dele. Por exemplo, havia uma grande multidão de pessoas com deficiências em Betesda, mas ele talvez tenha curado apenas uma delas (João 5:1-15). Os cessacionistas às vezes desafiam aqueles que oram pelos doentes a iniciarem os milagres, a ir e "esvaziar hospitais". No entanto, tal provocação atingiria primeiro Jesus e os apóstolos. Eles não iniciavam todo milagre e não curavam todas as pessoas, e eram impedidos pela incredulidade das pessoas. Assim, o verdadeiro alvo dos cessacionistas é Jesus Cristo. Eles sempre buscam justificar a incredulidade deles, mas suas desculpas voltam contra eles e os fazem parecer ainda piores.

Como citado acima, Adam Clarke escreveu que "Somente os apóstolos foram incumbidos disso", mas os apóstolos de fato nunca tiveram o poder de trazer julgamentos miraculosos a seu bel-prazer. Ele disse: "Nenhuma tal poder como este permanece na Igreja de Deus". A única maneira de uma afirmação assim fazer sentido seria alterá-la para dizer: "Nenhum tal Deus como este permanece", porque foi somente Deus quem realizou os milagres. A única maneira de Adam Clarke estar correto é se Deus estiver morto. Como outros teólogos, ele era completamente incompetente. Não tinha ideia do que estava falando.

Nunca foi a igreja como tal, nem os apóstolos como tais, que podiam entregar alguém à destruição. Se uma pessoa não fez nada de errado, ninguém pode tocá-la: "Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não está vivendo em pecado; está protegido pelo próprio Filho de Deus, e o Diabo não pode tocar nele" (1 João 5:18, NLT). Como Balaão disse: "Como posso amaldiçoar alguém a quem Deus não amaldiçoou? Como posso condenar alguém a quem o Senhor não condenou?" (Números 23:8). Mas se uma igreja fez algo errado, mesmo um crente solitário poderia entregá-la à destruição em nome de Jesus. Se isso fosse feito, seria Deus quem o faria, então não faz diferença se o julgamento é declarado por um homem ou mil homens.

Acredito que seja possível para mim, por mim mesmo, entregar toda uma denominação à destruição. Mas acredito nisso apenas porque creio que Deus pode fazê-lo. Assim, também acredito que nenhum homem pode fazer isso por capricho, ou por seu próprio poder, ou em virtude de sua chamada ou dons espirituais. Algo assim seria uma obra de Deus, e ele pode fazê-la através de mim ou de qualquer outra pessoa. Ele também pode realizar milagres de julgamento por si só ou através de um anjo (Atos 12:23). Milagres de julgamento são possíveis porque há um Deus, e ele pode realizá-los através de qualquer homem, e estamos protegidos da arbitrariedade uns dos outros (Lucas 9:54-56).

Dons espirituais constituem apenas uma forma de os milagres acontecerem. Milagres podem ser ministrados e recebidos pela fé com base na palavra de Deus. Se Deus prometeu isso, então você pode realizá-lo e pode recebê-lo pela fé, independentemente de qualquer dom espiritual.

A palavra de Deus diz: "Se confessares com a tua boca que Jesus é o Senhor e creres no teu coração que Deus o ressuscitou dos mortos, serás salvo" (Romanos 10:9). Não é necessário alguém com o dom da pregação ou evangelismo para lhe dizer isso, e uma pessoa com tal dom não pode fazer você recebê-lo. Depois de descobrir essa promessa, você pode recebê-la pela fé sem o envolvimento de qualquer outra pessoa. Alguém com o dom da pregação ou evangelismo pode proclamar o evangelho com grande efeito, mas mesmo sem ele, uma pessoa que tem fé pode receber diretamente de Deus.

Da mesma forma, a palavra de Deus diz: "Ele tomou sobre si as nossas enfermidades e levou as nossas doenças" (Mateus 8:17). Diz: "Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e não te esqueças de nem um só de seus benefícios - ele perdoa todos os teus pecados e cura todas as tuas doenças" (Salmo 103:2-3). Em relação à cura, diz: "Tudo é possível àquele que crê" (Marcos 9:23) e "Conforme a tua fé te seja feito" (Mateus 9:29). A cura do corpo é tão integral à expiação quanto a salvação da alma. Elas estão tão intimamente ligadas que negar uma é negar a outra, e pregar outro evangelho. Não é necessário alguém com o dom de cura para lhe dizer isso ou fazer você receber a cura. Com base na promessa de Deus, você pode receber a cura diretamente dele pela fé. Se precisarmos nos referir a um dom de cura, alguém com tal dom pode ministrar a cura com grande efeito, mas mesmo sem ele, uma pessoa que tem fé pode receber a cura.

Paulo, o apóstolo, não atribuiu os milagres aos dons espirituais, mas à fé das pessoas. Ele escreveu: "Será que Deus lhes dá o seu Espírito e opera milagres entre vocês porque praticam a lei ou porque creem no que ouviram?" (Gálatas 3:5). Em outras palavras, "Deus opera milagres entre vocês porque creem no que ouviram." Ele demonstrou isso em Atos 14: "Ele ouviu Paulo falar. Paulo, fixando nele os olhos e vendo que ele tinha fé para ser curado, disse em alta voz: 'Levanta-te direito!' Imediatamente o homem saltou e começou a andar" (v. 9-10). Paulo viu que "ele tinha fé para ser curado".

Por que Deus realizava milagres? Os teólogos propõem uma explicação alternativa. Alegam que os apóstolos eram especialmente dotados com o poder de realizar milagres para autenticar novas revelações. No entanto, Jesus, Pedro e Paulo próprios disseram que Deus realizava milagres por causa da fé das pessoas (Gálatas 3:5) e para cumprir Sua antiga revelação (Lucas 13:16). Os teólogos afirmam que os milagres são excepcionais, mas Jesus chamou isso de "pão dos filhos" – a refeição diária deles (Mateus 15:26). Na verdade, uma mulher pagã sugeriu que a cura deveria ser tão rotineira que deveria se estender para além daqueles fora da aliança, e Jesus concordou. Ele admitiu que isso era concedido à fé (15:27-28). O que estamos dizendo não pode ser mais "evangélico" – isso é, isso é evangelho. Qualquer visão diferente é um evangelho diferente. É anti-evangélico e anti-Cristo.

A cura vem pela fé. Isso é verdade também para aquele que ora pelos enfermos. A Bíblia diz: "E a oração da fé salvará o doente, e o Senhor o levantará" (Tiago 5:15). Ministramos pela fé na palavra de Deus. Recebemos pela fé na palavra de Deus. Tomamos pela fé tudo o que Deus prometeu, para que possamos até realizar milagres pela fé.

Precisamos entender a distinção. Quando funcionamos nos "dons" ou manifestações especiais do Espírito, seja para cura ou para julgamento, é como Jesus disse: "Eu lhes asseguro que o Filho não pode fazer nada por si mesmo; ele só pode fazer o que vê o Pai fazendo, porque o que o Pai faz, o Filho também faz" (João 5:19). Quando ele ministrou dessa maneira, ele não curou todas as pessoas. Assim, os cessacionistas apontam o dedo para nós, mas, na verdade, condenam Jesus como um fraudador porque ele não "esvaziou os hospitais".

Embora Jesus não tenha ido a todos com o "dom" da cura, ele nunca recusou quem chegava a ele com fé. Ele nunca disse que não era a vontade de Deus. Para a única pessoa que já perguntou sobre isso, ele disse: "Eu quero" (Marcos 1:41). E até essa pessoa perguntou apenas se Jesus estava disposto a ministrar a ele, e não se Deus estava disposto a curar. Todos os outros que vieram com fé nunca perguntaram se era vontade de Deus curá-los. Pela fé, eles apenas vinham e recebiam o que queriam. Isso é fé. Esse é o tipo de atitude que agrada a Deus. Qualquer outra coisa é apenas piedade falsa.

Claro que existe o dom de cura, mas a cura não precisa vir por meio de algum dom especial, assim como o perdão do pecado não precisa vir por meio de um dom especial do Espírito. O fato de haver um dom de cura não deve nos impedir, fazendo-nos pensar que este é o único caminho para a cura. Pelo contrário, o fato de haver um dom de cura deve aumentar nossa expectativa. Sempre podemos ministrar e receber cura pela fé, mas porque há um dom de cura, deveria haver mais milagres de cura do que podemos pedir ou imaginar. Deus fará mais do que nossa fé espera, não menos.

Quando Jesus andava na terra, ele pessoalmente comissionou alguns homens para o ministério. Se alguém deseja algum tipo de ordenação, esta seria a ideal. Mas havia um homem que andava por aí expulsando demônios em nome de Jesus, sem autorização de Jesus. Os discípulos, inclusive os apóstolos, queriam impedir isso, mas Jesus permitiu que o homem continuasse (Marcos 9:38-39).

Atualmente, os líderes da igreja insistem que você permaneça com um grupo de crentes apesar de seus erros, mesmo erros graves – afinal, nenhum grupo é perfeito. Assim, eles exigem adoração ou espiritualidade coletiva por si só. No entanto, Jesus não insistiu que o homem devesse sequer seguir seu próprio grupo, desde que ele tivesse fé. Havia um grupo perfeito ali – pelo menos o líder era perfeito – e o homem estava próximo o suficiente para falar com os discípulos. Mas Jesus não insistiu que ele se juntasse e nem insistiu que ele parasse de operar caso não se unisse.

Assim, Jesus declarou que a fé sempre legitima um ministério, mesmo sem sua própria autorização terrena, e mesmo estando a uma curta distância para conferi-la. Isso derruba a base de autoridade para a maioria das igrejas e denominações, se não todas elas. Não quero dizer que as igrejas e denominações como tais sejam necessariamente ilegítimas, mas que foram estabelecidas na base errada. E quando você estabelece algo em uma base errada, tudo a respeito disso se torna errado.

A adoração ou espiritualidade coletiva é legítima apenas se houver fé. Os maiores defensores da vida na igreja geralmente não estão qualificados para falar sobre isso. A maioria deles contribui para o problema com sua falta de fé e adoração ritualística falsa. Uma pessoa que tem fé é legítima até mesmo por si mesma. Encontre duas ou três pessoas que tenham fé e as coloque juntas, e você terá uma igreja. Muitas outras logo se juntarão a elas. Por outro lado, junte várias centenas de pessoas que não têm fé, mas apenas diplomas e papéis, credos e rituais, e sua própria aprovação e louvor mútuo, e você terá uma sinagoga de Satanás. Junte muitas sinagogas de Satanás, coloque um conselho de fariseus sobre elas, e você terá uma denominação. Não precisa ser assim, mas é assim na maioria dos casos.

Este homem avançou pela fé sem autorização pessoal de Jesus, mas aqueles que receberam essa autorização pessoal, incluindo os apóstolos, às vezes falharam nas mesmas operações espirituais que Jesus os comissionou a realizar. Por quê? Jesus não disse: "Porque não era a vontade de Deus" ou "Porque você não tinha o dom". Não poderia ser mais a vontade de Deus ou autorizado por Deus do que ser comissionado pessoalmente por Jesus Cristo. Mas quando Jesus falava sobre operações espirituais, ele não recorria à vontade de Deus ou aos dons do Espírito como explicação. Em vez disso, ele respondia: "Por causa da vossa pequena fé" (Mateus 17:20).

Pedro tentou andar sobre a água, mas começou a afundar e Jesus teve que resgatá-lo. Por que ele afundou? Jesus não disse: "Porque não era a vontade de Deus" ou "Porque você não tinha o dom". Jesus foi quem disse que Pedro poderia andar sobre a água em primeiro lugar (Mateus 14:28-29). Além disso, Pedro teve sucesso inicialmente. Estava acontecendo. Ele estava andando sobre a água em direção a Jesus (14:29). Ele não estava afundando. Mas então ele olhou para a tempestade e ficou com medo. Somente então começou a afundar (14:30). Como Jesus explicou isso? Ele disse: "Homem de pequena fé, por que duvidaste?" (14:31). Ele não fez referência à vontade de Deus ou aos dons espirituais. Foi uma questão de fé, e Pedro falhou porque não teve fé.

Jesus nos desculparia se falhássemos em curar os doentes? Ele consideraria inocente alguém que nem mesmo tentasse, ou que até pregasse contra isso? Por que ele concordaria com alguém que apela para a soberania divina ou para os dons espirituais como explicação para o fracasso? Imagine alguém ficar irritado com você porque você não pôde andar sobre a água! Jesus era exatamente esse tipo de pessoa. Ele esperava que seus discípulos realizassem as mesmas obras que ele fez, não com base em sua comissão para o ministério, mas pela fé. Ele não engolia suas desculpas sobre soberania divina e dons espirituais. Ele espera que você tenha fé e tenha sucesso.

Isso é contrário ao que os teólogos afirmam. Cegos por sua falta de fé, hipocrisia religiosa e arrogância intelectual, eles simplesmente não sabem como essas coisas funcionam e parecem incapazes de entender o que a Bíblia claramente diz sobre elas (1 Coríntios 12:1). Os cessacionistas pensam que são superiores aos fanáticos carismáticos, mas a verdade é que são tão inferiores que nem mesmo se aproximaram da crise coríntia em sua caminhada com Deus.

Eles não superaram os fanáticos. Estão tão atrás que deveriam desejar ser fanáticos. Deveriam aguardar ansiosamente por isso, para que um dia se tornem como as pessoas que condenam. Se veem o que a Bíblia diz, evidentemente simplesmente não querem pensar nisso, porque se o que a Bíblia diz for verdade, significaria que estão errados, que traíram Cristo e seu povo, e que na verdade são muito inferiores àqueles simplórios não sofisticados que desprezam e perseguem. Como os fariseus, alguns deles prefeririam arder no inferno a admitir isso e voltar à fé e à verdade.

Como os milagres acontecem? Por Deus, não por dons. Pela fé, não por títulos. Se Deus está lá, milagres podem acontecer. Se a fé está lá, milagres acontecerão. Como Jesus disse, "Não te falei que, se creres, verás a glória de Deus?" (João 11:40). Assim como os cessacionistas, Marta acreditava no poder de Cristo para o passado (11:21) ou para o futuro (11:24), mas Jesus, a Ressurreição, estava bem diante dela (11:25), e Lázaro ressuscitou em questão de minutos. Como os milagres acontecem? De Deus, por meio da fé, aqui e agora. Qualquer um que mantém uma visão diferente se condena. A questão não é se ele é um bom ministro ou estudioso, mas se deveria ser excomungado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário