segunda-feira, 1 de janeiro de 2024

Não Vi Eu o Senhor? — Vincent Cheung

Não sou eu livre? Não sou eu um apóstolo? Não vi eu a Jesus, nosso Senhor? Não sois vós o meu trabalho no Senhor? (1 Coríntios 9:1)

Aqui consideramos a questão de saber se é possível haver apóstolos hoje, pelo menos em princípio. Dizemos "em princípio" porque se há apóstolos hoje é uma questão separada e é irrelevante para a questão em si. Mesmo que ninguém possua um ministério de doação, não há ensino na Escritura e nenhum fato no mundo que elimine a possibilidade de que alguém possa exercer tal ministério. Talvez Deus levante dois mil deles até amanhã. Portanto, mesmo que não haja apóstolos hoje, não significa necessariamente que o ministério tenha cessado em princípio, e mesmo que o ministério não tenha cessado em princípio, não significa necessariamente que haja apóstolos hoje. Neste momento estamos interessados na possibilidade.

Partindo do pressuposto de que a Bíblia foi completada, alguns argumentam que não pode haver apóstolos hoje, pois isso abriria a possibilidade para adições à Bíblia. Mas este é um argumento tolo e desesperado. Concordamos que a Bíblia foi completada, mas isso é irrelevante para a questão, porque os materiais da maioria dos apóstolos nunca foram incluídos na Escritura.

É duvidoso que a produção da Escritura fosse mesmo uma das principais tarefas deles. Em vez disso, parece ser um trabalho especial atribuído a um pequeno número de indivíduos, incluindo aqueles que não eram necessariamente apóstolos ou profetas, como Marcos, Lucas e quaisquer editores envolvidos. Embora os escritores mais proeminentes da Escritura fossem profetas e apóstolos, e de fato as doutrinas e mensagens viessem da inspiração divina dada a eles, a escrita da Escritura permanece uma questão relacionada, mas distinta da apostolicidade.

Assim como Deus pode até transformar pedras em filhos de Abraão, se desejar, ele pode inspirar até mesmo cães e macacos a escrever a Escritura. E ainda há cães e macacos hoje. Tolos! A Escritura não foi escrita porque havia apóstolos, mas porque havia um Deus. E não importa o quanto os teólogos desejem, Deus não está morto. Se não há mais adições à Escritura, é porque Deus parou de escrever, e não porque não há mais apóstolos.

Outro argumento é que um apóstolo deve ser testemunha ocular do Senhor Jesus. Pedro insistiu que eles tinham que "escolher alguém que tenha estado conosco durante todo o tempo em que o Senhor Jesus entrou e saiu entre nós" (Atos 1:21). No entanto, Paulo não se encaixava nessa descrição, e mesmo assim ele foi reconhecido como apóstolo. O requisito parecia apropriado para alguém que substituiria Judas, mas não era um requisito para o ministério do apóstolo. No entanto, Paulo afirmou que viu Jesus, e assim dizem que ver Jesus permanece um requisito para alguém se tornar apóstolo.

Esta é uma inferência inválida do texto. Oferece um dos possíveis significados de Paulo, mas não o único. Ele também disse: "Não sou eu livre?" e "Não sois vós o meu trabalho no Senhor?" Mas geralmente esses pontos não são enfatizados como credenciais necessárias ou exclusivas de um apóstolo. E a declaração "Não sou eu um apóstolo?" não parece necessariamente relacionada a "Não sou eu livre?" "Não sois vós o meu trabalho no Senhor?" e "Não vi eu a Jesus, nosso Senhor?" Estes três pontos podem se aplicar a qualquer pessoa que não seja um apóstolo, incluindo ver Jesus em carne ou em visão. Paulo mesmo insistiu que Jesus apareceu a mais de quinhentas pessoas após sua ressurreição (1 Coríntios 15:6).

Portanto, ver o Senhor não transforma uma pessoa em apóstolo, e não há evidência conclusiva de que seja necessário ver o Senhor para ser um apóstolo. Mas para fins de argumentação, suponhamos que seja de fato uma qualificação necessária para alguém ser um apóstolo. Por que isso seria impossível hoje? Paulo reconheceu que Deus o colocou em uma programação diferente, já que outros apóstolos em seu tempo eram seguidores de Jesus em carne, enquanto ele viu Jesus em aparições especiais após sua ascensão. Ele insistiu que seu apostolado era genuíno e legítimo, independentemente do endosso dos outros apóstolos ou daqueles que seguiram Cristo em carne. Ele escreveu que quando Deus primeiro lhe revelou Cristo, "não consultei homem algum, nem subi a Jerusalém para ver aqueles que foram apóstolos antes de mim" (Gálatas 1:16-17). Seria alguns anos depois que ele encontrou os outros apóstolos. Ele observou que eles concordaram com sua doutrina e ministério. Isso foi bem-vindo, mas desnecessário. Se eles discordassem de Paulo, teria significado que eles estavam errados. Cristo comissionou diretamente Paulo.

Assim, mesmo que seja uma qualificação necessária ver o Senhor para alguém se tornar um apóstolo, isso permanece possível, e não é necessário haver outros apóstolos para confirmá-lo. Portanto, permanece possível pelo menos em princípio haver apóstolos hoje. Mas novamente, nunca foi estabelecido que ver o Senhor seja uma qualificação necessária. E assim como usaríamos a Escritura para testar qualquer pessoa que reivindique um chamado para qualquer posição de liderança espiritual, podemos testar aquele que reivindica o chamado de apostolado pela revelação bíblica já dada.

Os cessacionistas, ou aqueles cuja fé nos dons miraculosos de Deus cessou, às vezes mencionam isso ao argumentar por sua posição. Eles dizem que se mesmo aqueles que afirmam a continuação dos dons espirituais reconhecem que o apostolado cessou, então é admitido que pelo menos um dom cessou. Isso nos torna todos cessacionistas em certo sentido, e então são tentados argumentos adicionais para mostrar que outros dons também cessaram. Essa linha de raciocínio implica em vários saltos lógicos e erros exegéticos. Mas agora nos recusamos a reconhecer que até mesmo o apostolado cessou, pelo menos em princípio. Em vez disso, acusamos os cessacionistas de manipulação criminosa da Palavra de Deus. Eles forçariam uma conclusão que desejam, independentemente do que a Bíblia diz. Eles afirmam guardar a finalidade e suficiência da Escritura, mas de que adianta a Escritura para eles, se eles a distorcem tanto que poderiam muito bem escrever a sua própria? Eles são impostores e hipócritas.

Quanto a você, siga os ensinamentos saudáveis que lhe foram confiados. Rejeite as dúvidas e teorias dos homens, mas persista na sua fé, pois com Deus todas as coisas são possíveis, e todas as coisas são possíveis para aquele que crê.

Nenhum comentário:

Postar um comentário