sexta-feira, 5 de janeiro de 2024

Uma Avalanche em Cascata de Esterco de Cavalo — Vincent Cheung

~ de um email ~

Foi dito que devemos acreditar que os dons do Espírito continuam a menos que a Bíblia afirme que cessaram. Um cessacionista respondeu: "Então, onde na Escritura o dom do apostolado cessou? Onde na Escritura o dom de escrever a Escritura cessou? Onde na Escritura o método de decidir a vontade do Senhor por meio da sorte cessou? A menos que eles queiram literalmente fazer essas coisas, os carismáticos deveriam parar de pensar que são exatamente como a igreja do primeiro século. Os carismáticos também acreditam que certas coisas cessaram, e é desonesto da parte deles fingir que estão apenas lendo a Escritura."

"Dom" do Apostolado

Um argumento comum para o cessacionismo afirma que o "dom" do apostolado cessou e que o cessar dos outros dons decorre disso. Tem sido chamado de argumento em "cascata", ou como eu chamo, o Escorregadio Declive dos Perdedores de Descrença (EDPD).

Um grande motivo pelo qual os pobres apóstolos são arrastados para a discussão o tempo todo é por causa da suposição de que eles eram únicos, possuíam autoridade suprema, infalibilidade constante, e que seu cargo estava inseparavelmente ligado à escrita das Escrituras. Então, se os cessacionistas assumem que a Escritura está completa, eles devem encerrar os apóstolos.

No entanto, eles entenderam os apóstolos de forma equivocada e os transformaram em pequenos deuses. Eles nunca possuíram autoridade suprema, de modo que até mesmo os crentes e anciãos poderiam responsabilizá-los e obrigá-los a oferecer uma defesa por suas ações, como quando pregaram aos gentios. Eles não eram constantemente infalíveis - Pedro comprometeu o evangelho de uma maneira que até mesmo alguns novos crentes recusariam fazer hoje, e Paulo teve que repreendê-lo diante de todos (Gálatas 2:11-14).

Isso não é um problema para a inspiração das Escrituras, a menos que assumamos que os apóstolos - e não Deus - foram os autores das Escrituras, ou que tiveram um papel tão decisivo que nem mesmo Deus poderia produzir uma Escritura infalível através deles a menos que os homens também fossem infalíveis. A idolatria cessacionista na verdade prejudica a inspiração das Escrituras. A principal tarefa dos apóstolos não era escrever as Escrituras, e a maioria deles não escreveu as Escrituras. Além disso, assim como grande parte do Antigo Testamento não foi escrito por profetas, grande parte do Novo Testamento não foi escrito por apóstolos.

Embora façamos a geralmente inofensiva generalização de que os apóstolos e profetas escreveram a Bíblia, porções significativas não foram escritas por eles, ou não se sabe se foram escritas por eles. Para lidar com isso, algumas pessoas inventam o princípio de que esses documentos foram ainda assim escritos por aqueles que estavam intimamente associados aos apóstolos e profetas. No entanto, eles ditam arbitrariamente esse princípio sem justificativa, e também decidem arbitrariamente quão intimamente associados aos apóstolos e profetas esses outros autores precisam ser. Além disso, os relacionamentos desses autores com os apóstolos, e os escribas com os profetas, frequentemente são incertos e oferecem uma base fraca para algo tão sério como a inspiração divina. A dificuldade inteira é autoinfligida devido à falsa suposição de que cada palavra na Bíblia deve ser escrita ou aprovada por apóstolos e profetas.

Uma vez que apontamos que Deus é o autor, até mesmo o único autor real, então fica evidente que a questão da autoria humana não consegue minar a inspiração das Escrituras, porque não tem relevância decisiva em primeiro lugar. Deus pode escrever em tábuas de pedra, falar em voz do céu, fazer um jumento falar, fazer pedras clamarem, ou mover um homem para escrever suas palavras. Deus é quem fala e escreve. Embora frequentemente tenha usado os apóstolos e profetas, ele poderia fazer qualquer coisa acontecer através de quem escolhesse. Pelo seu Espírito, ele tomou posse de vários homens e os fez escrever suas palavras. Então, pela sua providência, ele assegurou esses documentos e os compilou em um único volume final.

A teoria tradicional evangélica de inspiração é falha e baseada em uma visão idolátrica dos apóstolos. Quando descartamos tudo e colocamos a Bíblia em Deus, e somente em Deus, todos os problemas desaparecem. Assim, a inspiração se aplica a toda a Bíblia, não porque o todo foi escrito ou aprovado por apóstolos e profetas, mas porque o todo foi escrito por Deus.

Toda a Escritura foi escrita por Deus, até mesmo soprada diretamente por ele (2 Timóteo 3:16). Não importa se ele usou apóstolos ou esquilos para escrever. Portanto, encerrar o apostolado não encerra a possibilidade de adições à Escritura. Se os cessacionistas desejam alcançar o que precisam com sua linha de raciocínio, não bastaria matar os apóstolos, mas eles também teriam que matar a Deus, pois ele é o verdadeiro autor, até mesmo o único autor, e ele pode transformar apóstolos e esquilos em qualquer coisa, em qualquer momento da história.

Se for suficiente dizer que Deus completou a Bíblia de acordo com sua providência, então não faz diferença afirmar que ainda existem apóstolos hoje. Mas se não for suficiente dizer que Deus completou a Bíblia, então também não é suficiente dizer que não há mais apóstolos. Eles devem destruir o próprio Deus para garantir a conclusão da Bíblia, e eu não ficaria surpreso se muitos deles estivessem dispostos a fazer isso.

Da mesma forma, todos os milagres na Bíblia vieram de Deus, não dos apóstolos, e todos os dons do Espírito vieram de Deus, não dos apóstolos. Para os milagres cessarem, Deus precisa cessar. Então, o Escorregadio Declive dos Perdedores de Descrença (LOSSOU) deve começar com Deus, não com os apóstolos. Enquanto Deus estiver vivo, com apóstolo ou sem apóstolo, dom ou sem dom, "Tudo é possível para aquele que crê" (Marcos 9:23).

Mesmo que o apostolado tenha cessado, mesmo que todos os dons do Espírito tenham cessado, e na verdade, mesmo que ninguém na história tenha realizado um milagre pelo poder de Deus, ainda seria possível para mim experimentar todas as coisas representadas pelos dons do Espírito - mesmo que eu precise ser o primeiro e único - porque minha fé em Deus não cessou. A doutrina da cessação dos milagres não é nada além de uma desculpa para a cessação da fé. O debate sobre os "dons" do Espírito é uma distração e uma fraude.

"Dom" de Escrever a Escritura

Ao exigir uma resposta para o "dom de escrever a Escritura", a ideia é que, se escrever a Escritura é um dom espiritual, e se concordarmos que a Escritura foi completada, então o dom cessou, e isso seria uma base para o LOSSOU.

Mas quem diz que é um dom? Ele pensa que somos estúpidos, para que possa transformar isso em um dom e depois nos enganar dizendo que um dom cessou? Ou ele é estúpido, para categorizar algo como um dom sem base? Seu desafio está carregado. Não precisamos cair nessa armadilha.

Mesmo que escrever a Escritura seja um dom, seria mais preciso dizer que ele está sob a profecia, ou que é uma das muitas manifestações da profecia. Há alguma base para dizer isso (2 Pedro 1:20-21), mas mesmo assim não podemos saber se isso abrange toda a escrita da Escritura.

Se escrever a Escritura está sob a profecia, seria circular argumentar que um dom espiritual cessou com base no fato de que a escrita da Escritura cessou, pois a continuação da profecia é uma das coisas debatidas. Não funcionaria dizer: "A profecia cessou porque a profecia cessou".

Então, mesmo que escrever a Escritura esteja sob a profecia, e mesmo que a escrita da Escritura tenha cessado, não se segue que a profecia tenha cessado, porque mesmo enquanto estava em operação, a escrita da Escritura teria sido apenas uma manifestação rara do dom e não cobriria tudo o que o dom envolve.

Em qualquer caso, é incerto que escrever a Escritura seja um dom espiritual ou que esteja sob algum dom espiritual.

Novamente, se o fim da escrita da Escritura deve significar o fim dos dons, ou pelo menos deste dom, então isso não vai longe o suficiente, porque não foi o dom que escreveu a Escritura, ou mesmo os homens que exerceram o dom, mas foi Deus quem escreveu a Escritura. A conclusão da Escritura não pode ser assegurada matando os dons. Dada a suposição cessacionista, o fim da escrita da Escritura deve significar o fim de Deus - ele deve morrer - mas isso significaria que não há salvação para o cessacionista.

Lançamento de Sortes

Quantas vezes o lançamento de sortes aparece na Bíblia em comparação com orientação da Escritura, conselhos sábios, visões, sonhos, circunstâncias, percepções espirituais e vários outros meios? Mesmo se a prática continuar, ainda pode não ser uma parte regular de nossas vidas.

Quando os apóstolos lançaram sortes para escolher um substituto para Judas, eles começaram com a Escritura (Atos 1:15-20), depois estabeleceram um princípio (1:21-22), reduziram os candidatos a dois (1:23), e então oraram (1:24-25). Somente depois de tudo isso, lançaram sortes para escolher entre os dois homens, que já eram qualificados (1:26). Eles não dependiam inteiramente do lançamento de sortes.

Ainda assim, alguns teólogos se perguntam se fizeram a coisa certa e se Deus teria escolhido Paulo em vez disso. Se a escolha de Deus fosse Paulo, então não deveriam ter lançado sortes para escolher um substituto, e nos perguntamos quantas outras instâncias de lançamento de sortes estavam erradas. Quanto mais vezes o lançamento de sortes estava errado, menos culpados seríamos se não adotássemos a prática, e menos relevância este desafio do cessacionista possui neste debate.

No entanto, somos capazes de responder diretamente mesmo se todas as instâncias de lançamento de sortes na Bíblia fossem apropriadas.

O lançamento de sortes, mesmo que não seja a melhor maneira de receber orientação, era uma forma de observar a providência, porque a Bíblia diz que Deus é quem determina o resultado das sortes: "A sorte é lançada no colo, mas toda decisão vem do Senhor" (Provérbios 16:33, NVT). Os cessacionistas continuam a observar a providência como uma forma de orientação. Na verdade, eles aceitam muito mais prontamente as circunstâncias como "vontade de Deus" do que os carismáticos.

Algumas pessoas, tanto cessacionistas quanto carismáticas, mencionaram instâncias em que abriram a Bíblia aleatoriamente e encontraram orientação definitiva em momentos de necessidade. Novamente, se é aconselhável esperar orientação dessa maneira é uma coisa, mas é verdade que algumas pessoas testemunharam ter obtido ajuda dessa forma.

Então, eu me pergunto se esse cessacionista sabe o que significa lançar sortes. É como lançar uma moeda ao ar, e isso ainda é feito quando as opções são igualmente aceitáveis. Por exemplo, podemos lançar uma moeda para decidir quem faz o primeiro movimento em uma competição esportiva, e podemos escolher nomes de um chapéu para decidir quem serão os parceiros em um projeto de classe. Deus é quem decide o resultado nessas instâncias.

De qualquer forma, descubra se os cristãos usaram esse método depois de Atos 2, ou seja, depois que Deus havia cumprido sua promessa de conceder a seu povo visões, sonhos e profecias (2:17-18). No passado, o Espírito foi dado a certas pessoas para serviço, como reis e profetas, mas Moisés disse: "Quem dera que todo o povo do Senhor fosse profeta e que o Senhor desse o seu Espírito sobre eles!" (Números 11:29). Isso aconteceu no dia de Pentecostes, e Pedro disse: "E vocês receberão o dom do Espírito Santo. A promessa é para vocês, para os seus filhos e para todos os que estão longe - para todos aqueles que o Senhor nosso Deus chamar" (Atos 2:38-39).

A partir daí, lemos: "Estevão, cheio do Espírito Santo, olhou para o céu e viu a glória de Deus" (7:55), "O Espírito disse a Filipe" (Atos 8:29), "O Senhor o chamou em uma visão, 'Ananias!'" (9:10), "Pareceu bem ao Espírito Santo e a nós" (15:28), "Ele tinha quatro filhas solteiras que profetizavam" (21:9), e inúmeras outras instâncias como essas.

Então, esse desafio do cessacionista, na verdade, serve para reforçar nossa posição.

Ponto de Acordo

Ele reclama que não deveríamos pensar que somos como a igreja do primeiro século. Na verdade, é verdade que os cessacionistas não se parecem em nada com os crentes do primeiro século. Mal há qualquer semelhança. Às vezes é difícil dizer se eles são até mesmo cristãos. Eles dão a impressão de ter uma religião diferente, um evangelho diferente, até mesmo um Deus diferente. Aparentemente, é isso que eles almejam e estão bastante satisfeitos com isso. Por outro lado, os carismáticos permanecem não convencidos de que isso é uma melhoria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário