sexta-feira, 5 de janeiro de 2024

Divina Misericórdia e Benefícios Naturais — Vincent Cheung

Quando você fala sobre Mateus 5:43-45, menciona um verso paralelo em Lucas 6, mas não explica todo o trecho, e há algo lá que eu não entendo. Quando Jesus diz: "Sede misericordiosos, como também é misericordioso vosso Pai" (Lucas 6:36), o que ele quer dizer com "misericordioso"? Essa palavra grega só aparece em Tiago 5:11, onde Tiago fala sobre Jó e sua perseverança.

A regra mais importante e também a mais negligenciada da interpretação bíblica é esta: Leia as palavras. Na verdade, este é o segredo antigo para decifrar qualquer texto, zelosamente guardado e transmitido apenas para aqueles que são dignos pela fabulosa Legião da Literatura (ou LOL). Se você aprender isso, instantaneamente se tornará um intérprete superior, sem rival pelos melhores intelectos de qualquer geração.

Mesmo os teólogos profissionais muitas vezes se recusam a ler as palavras. Eles estão sempre ansiosos para aplicar suas jogadas acadêmicas ao texto, para que saiam voando para o espaço logo na primeira oportunidade, deixando as palavras para trás. Depois, publicam suas descobertas inconcebíveis em volumes caros, para o louvor do povo comum, que carece da imaginação para criar histórias tão distantes do que as passagens bíblicas dizem.

Uma das práticas mais absurdas na interpretação bíblica é quando as pessoas investigam minuciosamente tudo sobre o idioma original, a cultura, a história e a arqueologia, mas se recusam totalmente a ler o texto completo para compreender o contexto, frequentemente nem mesmo o versículo inteiro. Se você adquirir esse hábito ruim, acabará fazendo uma "exegese de dicionário", onde estuda palavras específicas, mas nunca realmente lê as frases e seções. Não adiantará procurar todos os lugares onde uma palavra aparece se você se recusar a ler os trechos.

Minha exposição de Mateus 5 é mais do que suficiente para ajudar a entender Lucas 6 também. Você não deveria precisar que eu discutisse todos os detalhes de um texto paralelo. Você precisa ler as palavras.

Com Mateus 5, mostro que o "amor" em "ame os seus inimigos" se refere à benevolência natural e prática, porque Jesus usa coisas como luz solar e chuva para ilustrar o que quer dizer. Portanto, devemos estender a benevolência natural e prática até mesmo aos nossos inimigos. Paulo também ensina isso em Romanos 12:20: "Se o seu inimigo estiver com fome, dê-lhe de comer; se estiver com sede, dê-lhe de beber." Veja também Êxodo 23:4-5 e Provérbios 25:21-22.

Com Lucas 6:36, se você tivesse lido apenas um versículo antes disso - o versículo 35 - teria visto que Jesus explica explicitamente: "Amai, porém, os vossos inimigos, fazei o bem e emprestai, sem esperar nenhuma paga" (v. 35). Se você tivesse visto minha explicação de Mateus 5, não precisaria ir além de "ame seus inimigos" em Lucas 6:35 para saber o que Jesus está ensinando em Lucas 6 - ele está ensinando a mesma coisa. Em seguida, ele se torna mais específico: "fazei o bem a eles". E então ele te diz o que ele quer dizer com isso - ele diz, "emprestai a eles".

Há muito mais para fornecer o contexto. Que tal os versículos 32-34? "Se amais os que vos amam, qual é a vossa recompensa? Também os pecadores amam aqueles que os amam. E se fazeis o bem aos que vos fazem o bem, qual é a vossa recompensa? Também os pecadores fazem o mesmo. E se emprestais àqueles de quem esperais receber, qual é a vossa recompensa? Também os pecadores emprestam aos pecadores, para receberem outro tanto." Ele diz diretamente. Você não leu isso? Ele fala sobre dinheiro. Como parece estar usando dinheiro como exemplo - você leu os versículos 27-31? - ele se refere não apenas a dinheiro, mas a uma benevolência natural e prática.

Quanto a Jó, também não há dificuldade. O trecho te diz tudo diretamente. Você não precisa de grego, ou hebraico, ou qualquer treinamento em seminário, ou qualquer habilidade de leitura além do nível infantil. Você pode ver por si mesmo. Não inicie o seu software de estudo bíblico. Feche o seu índice. Jogue seu comentário do outro lado do cômodo. Não pense demais. Não tente ser um estudioso. Apenas leia as palavras.

Tiago diz: "Eis que chamamos bem-aventurados os que suportaram aflições. Ouvistes da paciência de Jó e vistes o fim que o Senhor lhe deu; porque o Senhor é cheio de misericórdia e compaixão" (Tiago 5:11). Se você quer saber o que ele quer dizer com a "compaixão e misericórdia do Senhor", então vá ler sobre "o fim que o Senhor lhe deu". Entendeu? Isso te diz onde procurar.

Vire para Jó 42 e leia as palavras. Deus o tornou duas vezes mais rico do que antes (v. 10) e lhe deu longa vida (v. 17). Deus deu a ele riqueza e saúde - o dobro da riqueza e muito tempo para desfrutá-la. Tiago se refere a isso mesmo após sua condenação anterior aos "ricos" (5:1-6). Leia as palavras. Tiago não condena a riqueza em si, nem mesmo os ricos como tal, mas seu estilo de vida de opressão, libertinagem e assassinato.

Grande riqueza e saúde vieram a Jó de Deus, e Tiago não vê problema nisso, até mesmo o usando como nosso modelo. Quando ele menciona esse exemplo, ele também tem em mente os benefícios naturais e práticos que podemos receber de Deus por meio da fé, como curas milagrosas (Tiago 5:15) e outras respostas miraculosas à oração (5:16b, 17-18). Estamos falando de algo semelhante a Mateus 5 e Lucas 6, os benefícios naturais e práticos que vêm de Deus, mas Tiago se concentra naqueles que têm fé em Deus.

Embora tenha havido uma cessação da fé entre os chamados cristãos, e a incredulidade se tornou doutrina oficial da igreja, a misericórdia de Deus nunca cessou. Se Deus derramaria comida e chuva até sobre os réprobos, e se Ele não cessou de fazer isso, para que Ele pudesse testemunhar de si mesmo e para que a humanidade continuasse por causa do seu povo (Romanos 9:22-24), quanto mais Ele abençoaria os Seus escolhidos com esses benefícios naturais?

A heresia é a noção de que é errado acreditar que Deus é bom, mesmo quando se trata de coisas naturais. A apostasia já ocorreu quando as pessoas pensam que, porque Deus não tem mais nada a provar, Ele também não tem mais misericórdia por nós - não mais curas, não mais abundância, não mais bênçãos e benefícios naturais. Fogo estranho, você diz? Mas como esse tipo de incredulidade é melhor que o vodu tribal? Este não é o Deus que a Bíblia ensina.

Sua palavra nunca passará, e Sua misericórdia perdura para sempre (Mateus 8:16-17, Tiago 5:15, Salmo 91:16, Mateus 6:32-33, Marcos 8:17-21, Filipenses 4:19). Aqueles que restringem os benefícios do evangelho apenas ao perdão e santificação, e outras operações ocultas para que a incredulidade deles não seja exposta, de fato rejeitam o evangelho e pisam no sangue de Cristo, porque o evangelho bíblico vem com benefícios naturais entregues pelo poder miraculoso imediatamente quando é introduzido (Salmo 103:2-3, Mateus 9:5, Atos 14:9, Gálatas 3:5). Portanto, pelo menos em princípio, aqueles que se opõem a isso sofrem a mesma condenação daqueles que pregam um Deus diferente, um Cristo diferente, um Espírito diferente, um evangelho diferente e uma salvação diferente (Gálatas 1:8-9).

O ensino dos benefícios naturais de Deus, especialmente para aqueles que têm fé, é tão abrangente na Bíblia que ninguém pode simplesmente "desconsiderar" isso. Alguns teólogos se perdem em um mundo de fantasia, uma realidade alternativa na qual a Bíblia não significa o que diz, para que não tenham que acreditar nela. A Bíblia ainda está aqui, ela ainda diz o que diz. As pessoas podem ver que eles são mentirosos. Eles estão inventando desculpas. Eles são fraudes religiosas e charlatães. As palavras da fé assombram seus sonhos. Esse Deus de misericórdia e poder é o flagelo de sua existência. É o trabalho deles ter fé, mas eles não têm fé. É um pesadelo total. E eles estão presos nele.

As pessoas ainda têm o livro, e elas estão lendo. Elas estão lendo todas as promessas de Deus, e a natureza de Deus de curar e abençoar. Então os pregadores e teólogos dizem que significa algo mais no grego. Quando Deus diz que fará algo, no grego significa que Ele nunca o fará. Depois de estudar tanta teologia que você finalmente se tornou analfabeto, você veria que eles estão certos. E quando você lê isso do ponto de vista redentivo-histórico, o verso significa exatamente o oposto! Um texto sobre um milagre não é realmente sobre o milagre. Um texto com uma promessa não é realmente sobre a promessa. Isso é um nível avançado de erudição, nível superseminário. Claro, é apenas um esquema para alegorizar tudo para que se refira à redenção em Cristo, para que não tenham que acreditar no que o texto realmente diz e aplicar qualquer coisa em suas vidas. Os teólogos têm um grande arsenal de truques para neutralizar a Bíblia e culpar Jesus por isso. Mas as pessoas ainda têm o livro, e elas estão lendo. Muitas delas estão "já" suspeitando, mas "ainda não" indignadas. Se elas realmente lerem as palavras, então a farsa acabou.

Quando Jesus caminhava pela Terra, ele curava os doentes porque "Ele tomou as nossas enfermidades e carregou as nossas doenças" (Mateus 8:17). Agora que Ele está assentado à direita de Deus, Ele descarregou todas as enfermidades e doenças de volta para o Seu povo. Quando Jesus andava pela Terra, Ele tinha compaixão e alimentava as pessoas (Mateus 15:32). Agora que Ele ressuscitou dos mortos, Ele incendiaria sua casa com todos os seus gatos dentro "para a glória de Deus". Para pessoas que afirmam estar tão preocupadas com a glória de Deus, elas certamente O fazem parecer muito mal. E fazem de si mesmas heróis sofredores. Quem é que toda essa questão de Coram Deo realmente glorifica?

Deus respeita a fé mais do que tudo. Você não tem verdadeira ortodoxia até ter fé. Muitas pessoas ficarão surpresas no julgamento, quando, depois de terem policiado o mundo inteiro com suas publicações e conferências, elas mesmas forem rejeitadas e lançadas nas trevas: "Digo a vocês que de forma alguma encontrei em Israel alguém com tanta fé. Eu digo a vocês que muitos virão do oriente e do ocidente e se sentarão à mesa com Abraão, Isaque e Jacó no Reino dos céus. Mas os súditos do Reino serão lançados para fora, nas trevas, onde haverá choro e ranger de dentes" (Mateus 8:10-12).

Nenhum comentário:

Postar um comentário